Notícias do Novo Tílias News

A chuvarada da última semana no Estado chamou a atenção até da Nasa

A Defesa Civil do Estado divulgou que, de acordo com a análise do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission, lançado em 1997 pela agência espacial norte-americana, o volume de chuvas registrado no Estado foi o segundo maior do mundo na semana que passou.

Os maiores volumes de chuva no estado foram no Extremo-Oeste, numa região que não era atingida por grandes enchentes desde 1983. Ao total, 39 cidades catarinenses foram afetadas – algumas ainda estão submersas – mais de 41 mil e 700 pessoas não têm como voltar para casa.

O satélite é amparado por 7.482 estações meteorológicas em todos os continentes. O maior acúmulo registrado na semana foi em Scoresbysund, na Groenlândia, onde choveu 255 milímetros em 24 horas.

Em Santa Catarina, a chuva não deu trégua por 151 horas. A enxurrada destruiu plantações em Mondaí – a mais atingida, com 452 mm de água –, em Chapecó (421mm) e Joaçaba (345mm).

Nos últimos oito meses, houve alagamentos em todas as regiões de Santa Catarina. Em Rio do Oeste, esta é a segunda enchente de junho.

Fonte: Rádio Tropical FM