Notícias do Novo Tílias News

Videira vai enfrentar cidade do interior de São Paulo no Dia do Desafio 2014

A Prefeitura de Videira, através da Fundação Municipal de Esportes (FMEV), já trabalha no envolvimento de escolas, empresas e entidades videirenses para participar do Dia do Desafio, também conhecido como Challenge Day. Neste ano, Videira vai enfrentar a cidade de Pilar do Sul (SP).O evento, que é uma realização do SESC, foi criado no Canadá, sendo difundido no mundo inteiro pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Durante o evento, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. “O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, promovida por meio de ações comunitárias, sempre na última quarta-feira de maio, quando convidaremos todos os videirenses a interromper sua rotina pelo menos 15 minutos”, explica o superintendente da FMEV – Hely de Freitas e Silva.

Esta será a segunda vez que Videira participa da competição que acontecerá no próximo dia 28 de maio. Neste dia, todas as atividades físicas que ocorrerem nas escolas, academias particulares, academias ao ar livre, e outros, serão contabilizadas e registradas. Ao final do dia, por volta das 21h o resultado é anunciado e a cidade que conseguiu o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes é declarada vencedora. Em 2013, 14.593 videirenses ( 30,36% da população do município) se movimentaram com o projeto, que incentiva a prática de atividades físicas simultaneamente em vários países das Américas. O número, no entanto, não foi suficiente para vencer a cidade de Itapajé, no Ceará, com quem competiu.

Segundo o professor Tuffi Torres, que é o coordenador do evento em Videira, o foco do Dia do Desafio é a mobilização popular para a atividade física, por isso, a Fundação Municipal de Esportes já começou a fazer visitas e reuniões nas escolas municipais, estaduais e particulares; academias de ginástica; clubes; indústrias; empresas; bombeiros; ginásios de esportes; escolinhas de esportes; projetos sociais; Ceja; APAE, instituições como o SESI e o SESC, entre outros, visando sensibilizar as pessoas para praticarem, pelo menos, 15 minutos de exercício no Dia do Desafio. “A competição é importante, mas o principal objetivo é que as pessoas percebam a importância do exercício físico, de se movimentar”, diz Torres.

Outras entidades interessadas em participar da atividade podem entrar em contato com a FMEV, para obter mais informações. O telefone de contato é 3566-6222.

História do Dia do Desafio - Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.




Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira Foto: Pedro Schaitel