Notícias do Novo Tílias News

Videira: Aprovam dois projetos durante a sessão realizada na terça-feira (27)

O Legislativo videirense aprovou dois projetos durante a sessão realizada na terça-feira (27). Ambos já haviam sido votados em primeiro turno na sessão do dia 20 e foram aprovados em segundo turno de votação. O Projeto de Lei 47/14, autoriza Kayana Ragadalli Paese a utilizar o Centro de Eventos Vitória (Cevi), nos dias 14 e 28 de setembro e 3,4 e 5 de outubro para a realização da X Mostra de Dança da Academia Kaya.

Já o Projeto de Lei 45/14, autoriza o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) a utilizar o Cevi nos dias 13 de agosto e 20 de novembro, para a entrega de certificados dos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Além disso, foi aprovado em turno único de votação o requerimento do vereador Wilson Paese (PSD), que solicitou ao prefeito esclarecimentos sobre a situação do aeroporto municipal, a construção da escola do bairro Carelli e sobre o Loteamento Industrial Campina Bela.

Paese faz requerimento

O vereador Wilson Paese (PSD) fez um requerimento solicitando ao Executivo informações sobre três temas tratados na Tribuna durante a sessão do dia 13, na qual falou sobre a situação do aeroporto municipal, a construção da escola do bairro Carelli e 
sobre o Loteamento Industrial Campina Bela.

Ele solicitou que o Prefeito descreva em detalhes quais as medidas tomadas desde 29 de novembro de 2013, para que sejam providenciados os documentos e atos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Processo Administrativo 608000.243828/2011-08, relativos ao Aeroporto Angelo Ponzoni.

Sobre a Escola do Bairro Carelli, Paese solicita que o prefeito aponte qual o cronograma da construção mencionado quantos metros quadrados foram efetivamente construídos desde outubro de 2013 até a presente data e a quantidade de metros quadrados que ainda faltam para a conclusão, inclusive, em percentuais. Ainda sobre a obra, o vereador solicita a apresentação de motivos que possam ter atrasado a construção, caso existam.

Já, sobre o Loteamento Industrial da Campina Bela, Paese solicitou que o prefeito aponte qual a data prevista para que o local, de fato, reúna todas as condições necessárias para receber novas empresas, bem como descreva, em detalhes, o andamento do empreendimento, mencionando as datas e as espécies de obras e serviços realizados desde o momento da aquisição do terreno até os dias atuais.

Gheller fala sobre atrasos em obras estaduais

O vereador Ulisses Gheller (PMDB) usou a Tribuna para falar sobre o pronunciamento do vereador Wilson Paese (PSD) durante a sessão do dia 20. Gheller explica que ouviu com muita atenção o colega expressar sua preocupação com a crise que o município vem enfrentando e também se diz preocupado com a arrecadação municipal.

O vereador ressalta que a preocupação não é exclusiva do Legislativo, mas também entre a classe empresarial, industrial e da população. “Essa mesma preocupação faltou há uma administração lá atrás, ao iniciar a desativação de alguns setores da Perdigão, prejudicando a economia como um todo”.

Gheller também pediu que Paese tenha a mesma atenção com as obras estaduais que estão sendo realizadas na região, pois o fato de dividir a mesma sigla partidária que o governador Raimundo Colombo poderia facilitar as conversas para a finalização de diversas obras do Estado na região que estão atrasadas.

Em seguida Paese usou a Tribuna para esclarecer que, quando o governador administra um estado, determina que inúmeras obras sejam feitas. Para tanto, assegura recursos e determina abertura de licitações para a realização de inúmeras melhorias. 

“Porém, no governo anterior, foi criada a Secretaria de Desenvolvimento Regional para desconcentrar a atividade do governador e atuar na fiscalização dessas obras. O secretario deve retratar esses fatos ao governador e garantir que os interesses da região sejam assegurados”.

Claudete propõe pavimentação

A vereadora Claudete Nardi Vavassori (PP) fez uma indicação ao Executivo durante a sessão de terça-feira (27). Ela propôs a pavimentação com pedras irregulares do trecho que ainda não possui calçamento da rua Ivo Lang, no Cibrazém.

A vereadora esclarece que pelo fato de que um pequeno trecho ainda é de chão batido, gerando inúmeras dificuldades para os moradores em tempo de chuva ou de sol, bem como aos demais usuários da via. “A solicitação das pessoas que lá residem não consiste somente na preocupação com o conforto que o calçamento irá trazer, mas também com a saúde, prejudicada pela poeira”.

Bettoni indica construção de quadra

O vereador Clarimar Bettoni (PDT) fez uma indicação ao Executivo na sessão realizada na terça-feira (27). Ele sugeriu que seja realizado um estudo de viabilidade por parte da Secretaria Municipal de Planejamento, com o objetivo de construir uma quadra de areia para a prática esportiva e um parque infantil no terreno da antiga Fábrica de Tubos da Secretaria de Infraestrutura, no Pedreirinha.

Bettoni explica que a inúmeros moradores do bairro desejam que o local seja destinado para a prática de lazer e esporte. Além disso, As construções das duas reivindicações farão com que as crianças possam usufruir de um local adequado para a prática esportiva e outras atividades relacionadas. “O bairro é distante do centro da cidade e as crianças necessitam de um local para brincar e praticar esportes ao ar livre, contribuindo para a formação social, cidadã, melhoria da saúde e da qualidade de vida dos moradores”.

Fonte: Jefferson Andrade 
Assessoria de Comunicação 
Câmara de Vereadores de Videira