Notícias do Novo Tílias News

SUS incorpora exame PET–CT para pacientes com câncer

O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. No Brasil, foi responsável por 22,4 mil mortes em 2011. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a estimativa para 2014 é de 27,3 mil novos casos, sendo 16,4 mil em homens e 10,9 mil em mulheres.

Os sintomas mais comuns são tosse persistente, muitas vezes com catarro sanguinolento, falta de ar, dor torácica e emagrecimento. Segundo Dr. Marcelo Ceron, médico oncologista da Clínica Le Santé de Lages, essa elevada incidência está relacionada ao crescente e preocupante número de fumantes no país. Isso não significa que um não fumante não desenvolverá a doença. "O envelhecimento da população também contribui para o aumento nos números de novos casos de câncer de pulmão, mas o cigarro ainda é o fator desencadeante mais importante" afirma ele.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou o exame PET-CT (tomografia por emissão de pósitrons) para pacientes com câncer de pulmão. O exame permite avaliar o grau de avanço do tumor e a extensão da doença no corpo do paciente.

O médico orienta ainda que a cura do câncer de pulmão ainda depende muito do diagnóstico precoce. Quando a doença já é espalhada pelo organismo, o tratamento é feito com medicamentos para controlar a progressão.

Fonte: Rádio Videira AM