Notícias do Novo Tílias News

Secretaria da Agricultura participa de evento da Associação Brasileira de Proteína Animal

Autoridades catarinenses ligadas ao agronegócio conhecem as estratégias da nova entidade representativa dos setores de suínos e aves: a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A Associação surge da unificação da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e se consolida como a maior entidade da cadeia de proteína animal do Brasil. Nesta quarta-feira (30), o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, participou do evento que contou com a presença do presidente-executivo da ABPA e ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra. 

A ABPA tem como objetivos o fortalecimento da representação política e a execução de ações com interesses comuns entre os setores de suínos e aves, como a abertura de mercados e a promoção internacional. Francisco Turra destacou a importância da suinocultura e avicultura na economia brasileira, que hoje são responsáveis por R$ 80 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB). Os setores geram 4,1 milhões de empregos e as exportações totalizaram US$ 10 bilhões em 2013. “Vamos focar no fortalecimento institucional das duas cadeias produtivas, são setores com modelos de produção semelhantes e desafios equivalentes”, afirmou o presidente-executivo.

Segundo Airton Spies, a ABPA representa uma grande força na defesa dos interesses da produção e do mercado de suínos e aves do Brasil. “Como Santa Catarina tem nesses produtos sua maior geração de divisas agropecuárias, o sucesso da ABPA vai contribuir muito com o desenvolvimento do estado”, ressaltou. 

Em ano de Copa do Mundo, Francisco Turra explicou que as ações da ABPA estão voltadas para prevenção da Influenza Aviária, na avicultura, e da Diarreia Suína Epidêmica, na suinocultura. “Nosso objetivo é que a biosseguridade de nossa cadeia produtiva seja preservada, evitando situações que coloquem em risco a produção. Nosso status sanitário é o bem mais precioso de nossa produção, que permitiu ao país ocupar o papel de protagonismo internacional nos embarques de proteína animal”, destaca Turra.

Santa Catarina é o maior produtor brasileiro de carne suína e o segundo maior produtor de aves do Brasil. A suinocultura produziu 860 mil toneladas em 2013, ou seja, 25% do que é produzido no país. A avicultura produziu 2,6 milhões de toneladas, o que representa 19% do que é produzido no país. Os principais importadores do frango catarinense são Japão, Holanda, Hong Kong e a Arábia Saudita. Em 2013, os suinocultores puderam comemorar a abertura do mercado japonês para carne suína catarinense. Além do Japão, Santa Catarina exporta o produto para Rússia, Ucrânia, Hong Kong, Argentina, Cingapura e demais países.

Também estiveram presentes o presidente da Acav, Luiz Stabile Benício; o presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne-SC), Osório Dalbello, e o diretor executivo da Acav e do Sindicarne-SC, Ricardo Gouvêa. 

Fonte: Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca