Notícias do Novo Tílias News

Salto Veloso: 20 Famílias são beneficiados com o Programa Rural Minha Casa Minha vida

O ato de entrega ocorreu na tarde de ontem no Centro de Eventos, quando 20 famílias recebem as chaves de suas habitações, sendo oito novas e doze reformadas, do Programa Minha Casa Minha Vida Rural.

Na ocasião além das famílias beneficiadas, estiveram presentes vereadores, secretários municipais, Epagri, presidente e o assessor da Fetaesc, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salto Veloso Valdenir Zamboni, cada residência nova recebeu investimento de R$ 28.500,00 e as reformas valor de R$ 17.200,00 cada a fundo perdido.

Segundo ele, é uma satisfação entregar novas casas aos agricultores, tendo assim eles uma vida digna no meio rural onde vivem.

Salienta que mais um grupo de vinte e quatro famílias de Salto Veloso serão comtempladas também com novas casas e reformas, em breve os contratos deverão ser assinados.

Comenta que é preciso paciência pois é um processo moroso e criterioso para os produtores se habilitarem aos recursos, para isso é feita uma análise de cada situação.

Já o assessor de planejamento da Fetaesc e palestrante no ato, Irineu Brezanski disse que além de ter na propriedade uma produção organizada, é preciso que se tenha uma qualidade de vida no meio rural.

Ele  cita a necessidade de que o homem do campo seja tratado como um cidadão igual aos demais, destaca em especial aos jovens rurais que precisam de tratamento semelhante aos que vivem no perímetro urbano, encontrando cada vez mais caminhos para o melhor desenvolvimento de suas atividades.

Por sua vez o presidente da Fetaesc José Walter Dresch, destacou que a federação tem lutado muito por uma vida melhor dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar.

Segundo ele, casas são fundamentais, mas entende que outras políticas públicas são necessárias para a manutenção do bem-estar ao homem no campo.

Pontua que é preciso melhorar a qualidade de energia elétrica, estradas, escolas e saúde aos residentes no meio rural.

Conclui dizendo que a entidade tem batalhado muito na política da habitação e do crédito, cita como exemplo a conquista do Pronaf na década de 90 e a agora as habitações, uma luta de 46 anos, junto aos seus 201 sindicatos associados a federação no estado de Santa Catarina.

Rodrigo Biava residente na Linha Santo Antônio, contemplado com a casa nova, disse que agora ficou bem melhor sua vida no campo, pois antes residiam em uma casa simples em madeira e agora a residência é de alvenaria.

Disse que pretende futuramente constituir família e continuar morando no interior, essa conquista da casa nova segundo ele, dá mais motivação em ficar no meio rural, produzindo no que é seu e não sair jamais.

ErondinaNeres de Oliveira, da Linha Alto Veloso contemplada  com recursos para reforma de sua casa, disse estar muito feliz, por que agora mora em ótima  casa de primeira destaca ela.

Ela agradece a todos que se empenharam para que essa conquista fosse possível e comenta que sempre foi otimista para que tudo acontecesse de forma positiva, como de fato ocorreu.

Diz estar muito feliz pelas reformas realizadas em sua casa, em que antes era muito simples não havia inclusive nem pintura.

Residente a 32 anos no local, ela se sente muito feliz e mais organizada na propriedade e conclui dizendo que se vê mais valorizada como produtora rural e continuará lutando pelos seus direitos como cidadã.

Fonte: Rádio Tropical FM