Notícias do Novo Tílias News

Sábado (24) é dia de Rock in Zal 5, em Capinzal

Festival de bandas reúne nove grupos 
e promete surpreender pela qualidade.

Acontece no sábado (24) o Rock in Zal 5. E o palco não poderia ser melhor, o Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal.

A quinta edição do Festival de bandas reserva ao público qualidade ímpar nos quesitos som, luzes e musicalidade. Ao todo trinta e nove bandas fizeram a inscrição via web. Destas, foram selecionadas nove, que, desfilarão no palco do evento que terá início as 19h. A Comissão Organizadora ressalta que a oportunidade maior foi dada às bandas locais, pois esta é um dos intuitos do Rock in Zal. “Sabemos que nossa região é um celeiro de bons músicos que, muitas vezes, passam despercebidos por não uma oportunidade de mostrar seu talento. O Rock in Zal quer dar oportunidades a eles e difundir a cultura do rock”, afirma Marcio Bonato, um dos organizadores do evento.

As bandas classificadas este ano, e que representarão seus municípios, são: On the Run (Capinzal); Pornograffit (Joaçaba); Bonny Head (Caçador); A Noite (Capinzal); Crazy Horse (Joaçaba); Contratempo (Catanduvas); Rosas Negras (Catanduvas); Papper Box (Capinzal) e Dilúvio Rock (Capinzal).

O Festival

O Rock in Zal está na sua quinta edição. O Festival tem como intuito maior difundir a nova geração de músicos ligados ao rock, oportunizar as bandas regionais através de uma confraternização e ajudar a promover a paz e o amor entre as pessoas. No ano passado foi realizada a quarta edição da festa, sendo que as outras três edições foram realizadas a mais de uma década.

Segurança

Para a organização do Festival segurança é fundamental. Foi contratada uma empresa de segurança que irá disponibilizar, no dia 24, 10 seguranças. A Polícia Militar fara rondas durante o horário do evento.

Patrocinadores

As empresas que acreditaram no evento são: Bonato Reboques, Auto Elite, Choperia Sinal Verde, Proart Comunicação Visual, Girafa Moda Feminina, Sonho Meu Instrumentos Musicais, Ricardo Luthieria, Bola 7 Rock N’ Roll Bar e Hangar 7, Farmácia Big Farma, Ótica Precisão, Corujão Lanches, Mercado Belottos, Kalu Malhas, Olympus Spor Nutrition, Academia Vida Ativa, Ametra Consultoria, CD modas, Coronetti Automóveis, Via Vêneto Pizzaria.

Rock

*Rock (ou roque) é um termo abrangente que define um gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos cinquenta e que, por sua vez, evoluíram do blues, da música country e do rhythm and blues. Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências foram combinadas em uma estrutura musical simples baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".

No final das década de 1960 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Quando foi misturado com a folk music ou com o blues ou com o jazz, nasceram o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock, respectivamente. Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e opunk rock. Já nos anos oitenta, os subgêneros que surgiram foram a new wave, o punk hardcore e rock alternativo. E, na década de 1990, os subgêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.

O som do rock, muitas vezes, gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita, são por vezes utilizados como instrumentos solo. Em sua "forma pura", o rock "tem três acordes, um forte e insistente contratempo e uma melodia cativante".


A maioria dos grupos de rock é constituído por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista, formando um quarteto. Alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou utilizam um vocalista que toca um instrumento enquanto canta, às vezes formando um trio ou duo; Outros ainda adicionam outros músicos, como um ou dois guitarristas e/ou tecladista. Mais raramente, os grupos também utilizam saxofonistas ou trompetistas e até instrumentos como violinos com cordas ou violoncelos (*Wikipedia).


Fonte: Assessoria de Imprensa