Notícias do Novo Tílias News

Registrado 13 casos de gripe por Influenza em Santa Catarina

Os casos de gripe por influenza A(H3N2) ocorreram em três moradores residentes em Joinville, dois em Florianópolis, dois em Chapecó, um em Itajaí e um em Morro da Fumaça. O vírus influenza A(H1N1) foi confirmado em um caso em Balneário Camboriú e um em São José do Cedro. Já o Influenza B ocorreu em um morador de Joinville e em um de Criciúma.

Até o momento, não foi registrado nenhum óbito por Influenza no Estado. A SRAG por Influenza é um caso de síndrome gripal que evolui com comprometimento da função respiratória, causada pelo vírus Influenza A ou B.

O diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário, explica que até agora há uma circulação dentro do esperado dos três tipos de vírus influenza em todo o Estado. "A tendência é que, com a chegada do inverno, ocorra um aumento na circulação viral. Portanto, é fundamental que as pessoas que pertencem aos grupos prioritários procurem se vacinar o quanto antes, além de todos reforçarem as medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência", afirma Macário.

A partir do dia 27 de maio, a Vigilância Epidemiológica irá divulgar boletins quinzenais com dados atualizados sobre os casos de gripe por Influenza em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu 46.792 caixas do antiviral Fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) este ano para todos os municípios.

"É importante que em caso de sintomas de gripe, como febre, tosse e coriza, independente da pessoa ter se vacinado ou não, procurar atendimento médico em uma unidade de saúde, pois quanto mais cedo foi iniciado o tratamento, menor o risco de complicação", explica o médico infectologista da DIVE, Fábio Gaudenzi.

Fonte: Rádio Videira AM