Notícias do Novo Tílias News

PMDB da região de Joaçaba quer Cobalchini como candidato a vice governador

Encontro do partido foi realizado em Joaçaba na sexta-feira

O encontro do PMDB na última sexta-feira (23) em Joaçaba seria para lançar a candidatura de Valdir Cobalchini a deputado federal, mas a base regional no meio oeste sinalizou que prefere o deputado para vice na chapa para reeleição ao Governo do Estado. A definição está longe de ter preferência da maioria dos partidários, mas essa decisão deixou o deputado estadual Valdir Cobalchini surpreso. “Se for esse o desafio, eu vou aceitar”, declarou Cobalchini.

 De acordo com Cobalchini, o encontro era para apresentar a candidatura dele para deputado federal. Mas o que se viu foi um desejo quase unânime para que o deputado estadual e mais votado do PMDB em Santa Catarina, secretário de Infraestruturura do governador Raimundo Colombo seja o nome definido pelo partido para acompanhar a reeleição em outubro deste ano. “Essas manifestações fazem com que eu a recebo com sentimento de muita humildade e responsabilidade. Claro se for esse o desafio que tenha que enfrentar, estou preparado. Mas isso não pode se transformar em um grande debate, numa grande disputa e criar constrangimentos, só se for natural. Isso é um primeiro passo. Estive durante muito tempo a frente de posições importantes, penso que isso tem nos preparado, nos dão condição para um condição com tanta responsabilidade. Acho que a base precisa se manifestar”, comentou  Cobalchini.

 A base do PMDB no meio-oeste esteve reunida na noite de sexta-feira (23), no pavilhão da igreja do bairro Caetano Branco. O encontro reuniu prefeitos, vice prefeitos, vereadores, lideranças políticas e presidentes do PMDB na região. Segundo o presidente do partido de Joaçaba, Sérgio De Carli, o nome do deputado estadual Valdir Cobalchini, representa renovação no estado catarinense. “É um nome que tem trânsito livre no eleitorado e dentro do partido. É um homem que desponta como nome certo para ser vice governador na chapa majoritária”, enfatiza Sérgio De Carli.

 Outro que também comemorou essa novidade foi o advogado Justiniano Pedroso, ex secretário da Justiça e da Cidadania. “Foi uma demonstração do prestígio de Cobalchini e isso deve movimentar o PMDB catarinense. Nós discutimos muito internamente, nunca temos o prato feito e por isso o PMDB tem essa militância. Nossa militância participa das decisões do partido. Cobalchini tem todas as condições de ser candidato ao governo do estado”, refletiu o advogado.

Já o vice prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss, o encontro foi histórico, pois no mesmo local há 28 anos, foi lançado o senador Casildo Maldaner como vice governador de Pedro Ivo Campos. “O PMDB é um partido que não tem problema em fazer discussões internas. Em vários momentos sempre ocorreram às disputas, as prévias que isso só vai fortalecer o partido. É um processo natural, por que vai acontecer uma convergência muito positiva no partido e no projeto de governo e administrativa para Santa Catarina. É uma etapa que pode ser construída no consenso até nossa convenção no final de junho”, explicou Weiss.

 Além dessa novidade na disputa interna do partido para quem será o nome definido para acompanhar o governador Raimundo Colombo que tentará a reeleição em outubro, o encontro marcou também novas filiações do PMDB em Joaçaba. “É um momento importante para todos nós por que eu sempre tive uma proximidade muito grande com a política partidária no passado, principalmente na época do MDB”, enfatizou Luiz Carlos Luckmann, ex reitor da UNOESC, e mais novo filiado ao PMDB de Joaçaba.  






Fonte: Giuliano Pedroso