Notícias do Novo Tílias News

Nova carteira de identidade começa ser emitida na próxima semana em Joaçaba

O novo documento garante maior segurança. 
Além de Joaçaba, Palhoça e São José, também confeccionarão os documentos a partir deste ano.

O aparelho de estação biométrica foi instalado nesta semana no Instituto Geral de Perícias (IGP) e está em fase de testes. Segundo o perito criminal e coordenador regional do IGP de Joaçaba, Leandro Paniago Moreira os documentos começam a ser emitidos na próxima segunda-feira, dia 02 de junho. “A coleta que antes era feita com a tinta nas digitais, agora seguirá o modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com sistema de coleta biométrico. O novo modelo de cédula de identidade, segue um acordo feito entre as unidades do país, disse.

Ainda conforme Leandro, as carteiras no modelo antigo não precisam ser substituídas a menos que haja necessidade, pois sua validade é indeterminada.

O sistema biométrico funciona desde 2013 em Florianópolis e Joinville, que já emitem os novos documentos. Além de Joaçaba, os municípios de Palhoça e São José, no sul do estado também confeccionarão os novos documentos a partir deste ano.

A Carteira de Identidade é o principal documento de identificação no Brasil. E inclusive pode substituir o passaporte em países do Mercosul, desde que a mesma tenha sido emitida há menos de dez anos.

Para a emissão do documento em Santa Catarina, o cidadão deve comparecer a um dos postos de identificação, que são concentrados nos IGPs - em Joaçaba, localizado na Rua: Salgado Filho, 435 – Centro. O horário de funcionamento é das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira. Os dados capturados são encaminhados pelo sistema do IGP para Florianópolis, onde a impressão do documento está sendo centralizada inicialmente. Em até 15 dias a carteira de identidade fica disponível para retirada pelo solicitante.

“Cada unidade federada, ou seja estado é responsável pela emissão dos documentos e hoje o sistema não é interligado, por falta de logística. Como a emissão das novas carteiras de identidade será informatizada, dados poderão ser cruzados e o objetivo é que em um futuro próximo exista um banco de dados nacional de identificação”. Hoje Santa Catarina e Rio Grande do Sul, já possuem banco de dados interligado.

De acordo com o perito Leandro Paniago Moreira, o setor de identificação do Instituto Geral de Perícias, confecciona mensalmente cerca de 470 carteiras de identidade. O IGP de Joaçaba atende à demanda dos 20 municípios da região. “A tendência é que a emissão de documentos aumente, mas quem já tem o documento de identidade dentro do prazo mínimo de 10 anos de emissão, não precisa trocar, ela continua valendo. Estamos apenas modernizando o sistema”, enfatiza.

Leandro destaca que também os erros de digitação e impressão, também serão reduzidos, estatísticas mostram que 22% dos documentos possuam algum problema. “O novo modelo vem para facilitar a identificação dos elementos de segurança e diminuir as possibilidades de falsificações”, conclui Leandro.

Características

A nova cédula de identidade contém todas as características de identificação da antiga, com o diferencial de que não pode ser plastificada de modo que impeça a manipulação do documento. 

A foto, assinatura e digital serão impressas na nova carteira.

Além de mudanças visuais, com a nova forma de impressão os elementos de segurança como alto relevo e marca d’água, ficam mais facilmente verificáveis. O papel é semelhante ao de cédulas de papel moeda, o que promete dificultar fraudes e até auxiliar nas investigações de crimes. O solicitante não precisa mais levar foto 3x4, já que a foto será feita na hora.

Como fazer a identidade

A faixa etária para a emissão da nova carteira fica entre sete e 60 anos.

- Ter em mãos certidão de nascimento ou casamento original ou autenticada e uma cópia. Além de CPF.

 - O novo modelo ainda permite a inclusão do número do PIS/Pasep.

- O valor da segunda via da identidade é R$ 22


- A primeira via é gratuita

Fonte: Paula Patussi - Diário do Vale