Notícias do Novo Tílias News

Justiça condena 80 acusados de envolvimento nos atendados em Santa Catarina

Florianópolis - Um ano e três meses depois da segunda onda de ataques em Santa Catarina, a Justiça condenou 80 acusados de envolvimento nos atendados de fevereiro de 2013 e novembro de 2012 no Estado.

Apenas três dos 83 denunciados pelo Ministério Público foram absolvidos pela 3ª Vara Criminal de Blumenau. Somadas, as penas chegam a 1.049 anos. Para todos, entretanto, cabe recurso.

As penas duras ao Primeiro Grupo Catarinense (PGC), apontado como responsável pelos ataques, foram publicadas na noite desta segunda-feira, dois meses depois do processo ser concluído para sentença.

Apesar de não ser a primeira condenação dada à facção criminosa, esta é a mais representativa pela atuação da organização criminosa no Estado, que colocou fogo em ônibus e atentou contra prédios públicos.

A maior condenação dada foi de 19 anos e seis meses, concedida a réus como Gian Carlos Kasminski, o Dexter. Ele é considerado pela Polícia Civil um dos integrantes do 1º Ministério do PGC, ou seja, um dos líderes do grupo.

A mesma pena foi dada a Leôncio Joaquim Ramos, o Pingo, e Cláudio Machado Córdova, o Diabo Loiro.

Fonte: Rádio Tropical FM