Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Projeto Agosto Dourado recebe aprovação na Câmara de Vereadores

Projeto do vereador Éber Bundchen incentiva a amamentação.

Da Assessoria de Imprensa

A conscientização sobre a importância da amamentação deve ganhar um reforço em Joaçaba. Isso porque, o projeto de lei legislativo nº 013, de autoria do vereador Éber Bundchen, que institui o ‘Agosto Dourado’ recebeu aprovação por unanimidade pelo Legislativo em recente sessão.

Segundo o vereador Éber, o projeto prevê que seja implantado um comitê municipal de coordenação da amamentação, que fique instituído no calendário oficial de eventos do município o mês de agosto como mês de maior reflexão sobre a importância do aleitamento materno. Para que sejam realizados, com maior intensidade neste período, palestras, workshops, debates, panfletagem e campanhas que esclareçam, ensinem e orientem sobre o valor do aleitamento.

“Esta iniciativa já foi adotada por muitos países e cidades. Fui procurado por alunos e professores do Centro de Educação Infantil Mundo Encantado que me apresentaram esta proposta. Felizmente todos os vereadores foram favoráveis ao projeto por entender sua importância”. Bundchen lembra que para vigorar, o projeto precisa da sanção do prefeito e também sua regulamentação, mas, ele está confiante de que isso deve ocorrer em breve e que já no próximo mês de agosto as ações possam ser postas em prática.            


Benefícios: estudos confirmam que amamentar é a maneira mais saudável e natural de alimentar o bebê. Pois, o leite materno possui uma composição singular com células que o protegem infecções e proteínas que o mantém feliz e saudável. Amamentar faz bem para a saúde da mãe e do bebê. Além de proporcionar maior ligação entre os dois, o aleitamento materno ajuda a estimular os hormônios que "encolhem" o útero até ele chegar ao tamanho normal, como o anterior à gravidez. Alguns estudos afirmam que as mulheres que amamentam têm somente 50% de chances de desenvolver câncer de mama na pré-menopausa e menor risco de câncer de ovário e osteoporose. O aleitamento materno também ajuda a mulher a perder peso após o parto, pois utiliza um tipo especial de gordura adquirida na gravidez, antes que ela seja incorporada ao organismo. (Fonte: www.pampers.com.br).