Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Catadores reclamam de falta de estrutura em barracão

Integrantes da Acomar dizem que acordos 
feitos com a prefeitura não foram cumpridos 
quando da mudança de local

Há algum tempo o site Eder Luiz.com vem recebendo reclamações de integrantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Joaçaba (Acomar), que até meados do mês de março estavam instalados em um terreno no bairro Vila Pedrini e com a promessa de melhorias por parte da administração municipal de Joaçaba para todos os integrantes da associação, foram transferidos para um barracão na Cidade Alta, proximidades da empresa Reunidas. Segundo as denúncias, havia sido sido prometido pela prefeitura que neste novo local existiria um espaço para as refeições, vestiários e principalmente banheiros, “mas o que se viu não é isso. Pode conferir”, argumentou um dos catadores que nos recebeu no local, onde fomos conferir a denúncia.

Os integrantes da associação que receberam nossa reportagem fizeram questão de mostrar que no barracão não existe nada do que foi prometido, “e no projeto arquitetônico que nos foi mostrado antes da transferência tudo isso fazia parte, principalmente banheiro. Não temos local para fazermos nossas necessidades fisiológicas. Temos que ocupar o banheiro da residência do presidente da Acomar, Gilmar Rodrigues de Lima, que mora nos fundos do local”, ressaltaram os catadores.

Entre as cláusulas do Termo de Convênio nº 16/2013/PMJ de Cooperação Técnica e Institucional, assinado no dia 4 de outubro do ano passado pelo então prefeito em exercício do município de Joaçaba, Marcos Weiss e o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, Gilmar Rodrigues de Lima, o objeto do convênio é a consecução da Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista na Lei Federal nº 12.305, através da efetivação da destinação dos resíduos decorrentes do serviço de coleta seletiva, que teve início no município de Joaçaba no dia 27 de janeiro deste ano.

Além destes problemas, outros foram apontados pelas pessoas que conversaram com a reportagem como é o caso do transporte aos integrantes da associação e a vinda do caminhão no barracão para buscar o lixo que não é reciclado.

Reposta 

Procuramos a prefeitura de Joaçaba para obter uma resposta quanto as reclamações dos membros da associação. 

A administração informou que todas as obrigações assumidas com a Acomar estão sendo cumpridas e que está indo além do que foi definido inicialmente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê que a prefeitura entregue o material reciclável as associações está sendo cumprida. 

A prefeitura diz que o investimento no barracão foi feito e a casa ao lado, citada na reportagem, foi alugada para que o banheiro possa ser utilizado pelos catadores.

A administração diz que conseguiu ainda alimentação na Cozinha Industrial do Sesi a R$ 5,00 para os integrantes da associação e que nos próximos dias serão disponibilizados equipamentos de segurança para o trabalho dos catadores.


Ainda segundo a administração, não existe obrigatoriedade legal de que sejam feitas as melhoras solicitadas, já que elas seriam de responsabilidade da própria associação.


Fonte: ederluiz.com