Notícias do Novo Tílias News

EEB Joasefina Caldeira de Andrada inova em projeto de leitura e escritora catarinense visita

Foi sob o olhar atento de aproximadamente 400 alunos, da Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade, que a premiada escritora catarinense, Eloí Elisabete Bocheco, leu alguns de seus poemas e contou como é a vida de escritora. O encontro da escritora com os estudantes faz parte do Projeto de Leitura desenvolvido pela escola e durante toda esta quarta-feira, 30, Eloí esteve na instituição interagindo com os estudantes e conversando sobre a importância da leitura.

De acordo com a professora, Lenecir Piovesan Hoffelder, este foi um projeto que envolveu alunos e professores do 1º ao 8º ano da escola, da maneira interdisciplinar. “Cada turma escolheu um ou mais livros da autora para estudar mais a fundo, orientados pelos professores, trabalhamos não só a interpretação, mas também artes, geografia, língua portuguesa, entre outras disciplinas”, explicou. A professora destacou também que, por meio deste projeto, os alunos passaram a se interessar mais pela leitura. “Há muito tempo a escola desenvolve projetos de leitura, contudo, trazer a escritora à escola entusiasmou os alunos, que passaram a se dedicar ainda mais. Uma das ações realizadas foi a criação de um espaço de leitura chamado ‘Cantorias de Jardim’, onde os alunos fazem suas leituras, ao ar livre, entre jardins e árvores, onde também expomos as produções de quadrinhas, textos e desenhos dos próprios alunos”, afirmou. 

Durante o evento, os alunos apresentaram à Eloí e à comunidade escolar apresentações artísticas baseadas nos livros e poemas da escritora. “Foi um momento mágico para mim! Poder ver minhas obras do ponto de vista desses alunos e professores foi fantástico. É visível que a escola está unida neste projeto, engajada em proporcionar aos estudantes essa experiência maravilhosa de mergulhar na leitura”. Durante todo o evento, a autora autografou os livros para os alunos. 

Para a aluna Vânia Eduarda Gonçalves Dias, do 8º ano, foi muito proveitoso trabalhar as obras da autora. “Gostei muito dos livros que eu li da Eloí e aprendi muito com eles”, declarou. Já aluna Nathaly Piroli de Campos, do 4º ano, conhecer a autora foi fantástico, pois há muito tempo lê os livros de sua autoria. “Sempre gostei muito de ler e os livros da Eloí são ótimos, antes mesmo da professora trabalhar eles eu já havia lido alguns. Conhecer ela foi nota 10!”, falou emocionada.

Ainda nesta quarta-feira, mas no período noturno, a EEB Josefina Caldeira de Andrade realizou o lançamento do livro Nossas Criações e Imaginações, uma coletânea de produções de alunos, professores e pais, composta por poesias, desenhos, textos coletivos, quadrinhas, artigos, crônicas. Com financiamento da Associação de Pais e Professores (APP), a escola pode dar um livro para cada família dos estudantes do educandário. 

Para diretora da escola, Maristela Lang Ferraz, a confecção do livro possibilitou valorizar o trabalho dos alunos e da equipe pedagógica da escola. Mostramos aos alunos que o hábito de ler precisa ser prazeroso e ele abre as portas para um mundo cheio de encantos e melhora o desempenho escolar”.

De acordo com a gerente de Educação, Rita de Cássia Soares, a Gerência Regional de Educação (Gered) de Videira apoia e incentiva a realização de eventos como este. “Desenvolvemos o Projeto de Leitura em todas as unidades escolares da região de Videira, sempre enfatizando os valores e experiências de cada instituição, pois temos ciência da importância da leitura na vida dos alunos. Assim, surgem várias atividades e ações estratégicas em torno da leitura e da criação literária. Este encontro entre escritora e alunos é um exemplo bastante positivo da importância deste projeto” justificou. O secretário regional de Videira, Evandro Colle, parabenizou a escola por esta iniciativa. “Tanto direção quanto os professores da EEB Josefina Caldeira de Andrade estão de parabéns por desenvolver um projeto tão complexo, com resultados positivos que faz com que os alunos desenvolvam o hábito da leitura”. 


Fonte: Josiane Ugolini - Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira