Notícias do Novo Tílias News

Copia e Cola contabiliza milhares de usuários no país

O programa Copia e Cola, concebido na Unoesc Xanxerê, já está colhendo bons resultados. Desenvolvido pelos professores Cristiano Agosti e André Luiz Forchesatto, com apoio da Fapesc e do Sebrae, ele está sendo utilizado por todo o Brasil.

Só no último mês, o Copia e Cola registrou mais de 1.500 novos usuários, de vários lugares do país. Em março, mais de seis mil arquivos foram analisados através do sistema. E, atualmente, há mais de cinco mil usuários cadastrados. Isso confirma, segundo o coordenador do projeto, professor Davidson Mazocco Davi, a relevância do projeto.

– Hoje, está muito fácil copiar trabalhos usando a tecnologia. Assim, para desenvolver o espírito científico e criador na Academia, faz-se necessário coibir essa má prática. Foi nesse sentido que surgiu o Copia e Cola – observa.

Funcionando de forma on-line para detectar plágios em trabalhos acadêmicos, o projeto foi um dos selecionados na Operação III do Programa Sinapse da Inovação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O programa está em operação desde 2010 e pode ser utilizado gratuitamente por qualquer pessoa, bastando acessar www.copiaecola.com.br e fazer um breve cadastro.

– Logo depois de realizar o cadastro, o usuário já pode encaminhar arquivos de texto (extensão doc ou docx) que o Copia e Cola busca, na internet, todos os textos que possuírem trechos iguais ao do trabalho enviado. Após isso, o sistema envia um arquivo para o e-mail do usuário, mostrando todos os links encontrados em que se configure plágio. Assim, com esse processo, o usuário vai analisar se o texto localizado na internet está referenciado, ou não, no trabalho sob suspeita – explica o coordenador.

Detecção de plágio rápida e eficaz

A criação do Copia e Cola surgiu a partir da dificuldade de professores da Unoesc em analisar a originalidade dos trabalhos feitos pelos estudantes, atividade que geralmente exigia horas de pesquisa na internet por parte dos docentes.

Atualmente, o Copia e Cola continua em fase de aperfeiçoamentos, com o objetivo de investigar arquivos de qualquer extensão (PDF, Excel, entre outros).

Mais informações sobre o programa Copia e Cola podem ser obtidas acessando aqui ou pelo telefone (49) 3441-7000.

Fonte: Unoesc