Notícias do Novo Tílias News

Comando quer policiais formandos na região

Alunos que se formam em breve reforçariam 
o efetivo defasado da PM em Joaçaba, Herval

O Comando da 10ª Região de Polícia Militar, que tem sede em Joaçaba e abrange os batalhões de Herval d´Oeste e Caçador, está realizando uma mobilização para que os alunos soldados que estão em treinamento permaneçam atuando na região. A manifestação já foi feita junto ao Comando Geral da PM em Santa Catarina e a permanência seria importante para suprir a falta de soldados nas ruas.

Ainda não é oficial, mas a formatura dos novos PMs deverá acontecer até o final deste mês, por isso as tratativas já começaram. Segundo o Major Jorge Luiz Haack, comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Herval d´Oeste, a intenção é que pelo menos 80 soldados sejam destacados para as unidades, 40 em cada uma.

“Já foi feita exposição de motivos pelo comando deste batalhão ao comandante da 10ª região, Coronel Turíbio, que encaminhou esse nosso pedido ao Comando Geral. Temos cidades de maior porte, com grandes eventos e o batalhão foi criado para atender estes municípios vizinhos, por existe a necessidade de ter um maior número de soldados aqui”.

O 10º Batalhão compreende 19 municípios do Meio Oeste e a defasagem é grande em relação ao número de homens, por este motivo muitas vezes policiais que atuam em Joaçaba e Herval são deslocados a estes locais. “Ocorrem eventos que precisamos atender com policiamento e há a necessidade que estes policiais que estão em curso de formação permaneçam para atender esta demanda. Além disso, temos policiais que estão se aposentando e esta necessidade atenderia esta demanda também”. Diz o Major.

Segundo o Major Jorge Luiz, a necessidade atual para os dois batalhões, Herval e Caçador, seria de 120 PMs. “Destes 120 seriam 60 para cada batalhão, ou no mínimo 40 para completar os clarões que temos, assim como os eventos e o preenchimento das escalas de serviço. Desta forma poderíamos colocar mais policiais militares para atender nas ruas”. 

Recentemente a PM recebeu novas viaturas para serem utilizadas nas ruas, mas a falta de policiais obriga com que algumas fiquem paradas. “Substituímos algumas viaturas e colocamos novas que foram recebidas. Algumas delas ainda estão no pátio e servem como reserva, mas há falta de efetivo para colocarmos viaturas a mais”.

Reflexos de mais policiais nas ruas

Os PMs que estão em treinamento vem sendo constantemente utilizados em operações nas ruas de Joaçaba e Herval. Isso trouxe resultados nos últimos meses, um deles é a diminuição no número de ocorrências por perturbação de sossego.

“Havia uma preocupação com as reclamações de perturbação de sossego e estes policiais também precisam passar por estágios nas ruas, além disso, necessitávamos de um policiamento mais ostensivo. Assim, aproveitamos os alunos que estão em estágio em horários e dias que temos mais carência em nosso efetivo, então fazemos a complementação disso com os estágios operacionais. Isso tem acontecido durante o horário de funcionamento do comércio e nas operações silêncio, que tem o objetivo de combater a perturbação, fazer a fiscalização de documentos dos veículos e pessoas, retirando possíveis motoristas alcoolizados e em outros casos, como já aconteceu, pessoas com mandado de prisão flagradas em nossas ruas”.


Enquanto os policiais permanecerem reforçando o efetivo novas operações serão realizadas e o Major revela que elas não se restringirão ao centro da cidade. “Estamos nos programando para fazer estas operações não somente no centro, mas também em alguns bairros onde há informação de que existe perturbação”. Finalizou.

Fonte: ederluiz.com