Notícias do Novo Tílias News

Chuva de pedras causou transtornos a população Videirense

Videira registrou prejuízos com chuva e granizo


Videira registrou prejuízos no final da tarde de ontem. Em cerca de 15 minutos de chuva acompanhada de granizo, diversos problemas foram registrados. Em uma concessionária, parte da estrutura do telhado não suportou o peso das pedras de gelo e desabou. Um veículo foi atingido, mas ninguém ficou ferido. Em diversos pontos, alagamentos foram registrados. 

A precipitação foi tão forte que a cobertura de uma concessionária de veículos na XV de Novembro veio a baixo danificando ao menos um veículo. Em outros pontos da cidade o gelo e o lixo obstruíram bueiros causando alagamentos em ruas e lojas.

O gerente da concessionária Auto Elite, Jefferson de Moura comenta que a empresa já está providenciando o conserto da cobertura.
O granizo que se acumulou no chão formou uma camada de até 10 centímetros de gelo que demorou algumas horas para derreter. O Corpo de Bombeiros atendeu diversas ocorrências. Na maior parte delas, foram registradas quebras de telhas, ou calhas que ficaram entupidas e a água acabou vazando para dentro. Móveis, eletrodomésticos e roupas ficaram completamente molhados.

Além disso, alguns acidentes de trânsitos foram registrados, mas ninguém ficou ferido. A Defesa Civil registrou uma queda de árvore no bairro Universitário que acabou atingindo um carro. 

De acordo com os dados da Epagri a chuva de água não foi de grande quantidade, foram apenas 6,4 milímetros, sendo assim o problema maior com as pedras. 


O coordenador da Defesa Civil, Dinilso Gaio comenta que a situação está sob controle, hoje apenas está sendo feito a limpeza de algumas vias que ficaram com acúmulos de sujeira.

Já no interior até o momento não foram registradas perdas. O secretário de Agricultura Celso Brancher afirma que um levantamento ainda está sendo feito, mas tudo indica que nada de grave foi registrado.

O meteorologista João Rolin explica que a chuva de granizo, que ocorre quando há o congelamento das gotas de chuva, ocasionada por condições climáticas específicas.

O município de Videira faz parte do sistema antigranizo do meio oeste catarinense. Porém como estamos em entressafra na produção de frutas, os geradores que combatem esse tipo de problema não estavam ligados. No momento existem 98 equipamentos divididos entre Videira e municípios vizinhos, em breve devem ser instalados por intermédio de convênio com a Defesa Civil Estadual mais 55. As assinaturas dos convênios dos novos geradores dependem das prefeituras, até o momento apenas Fraiburgo está com a situação regularizada. A expectativa é de que com mais geradores, a cobertura se dê também nesses períodos da entressafra. O sistema tem como objetivo minimizar os impactos das quedas de granizo.

O secretário de Agricultura Celso Brancher afirma que cinco queimadores geradores foram ligados, porém na divisa entre Videira e Fraiburgo, o que não evitou o problema de chuva de pedras.





Fonte: Rádio Vitória AM