Notícias do Novo Tílias News

Caps Videira comemora luta antimanicomial com arte, música e teatro

O Movimento Antimanicomial, comemorado nacionalmente no 
dia 18 de maio teve programação especial no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Videira. Durante dois dias os profissionais e pacientes recepcionaram mais de 500 pessoas, entre autoridades, professores, estudantes e familiares que visitaram o CAPS para conhecer um pouco do trabalho realizado na instituição, além de visitar a exposição de artesanatos produzidos pelos pacientes e assistirem apresentações de música, teatro e palestras. A solenidade de abertura foi acompanhada pelo vice-prefeito Jorge Antonio Lopes Oliveira e pela secretária de Saúde, Maria Eneida Furlin Dresch.

De acordo com a coordenadora do CAPS Videira, enfermeira Eloni Maria Frighetto, neste ano, a ideia da comemoração foi levar à sociedade para dentro do CAPS. Quem foi até lá pode apreciar uma exposição com o trabalho realizado pelos pacientes, como pinturas, bordados e crochê. As técnicas foram aprendidas em aulas com professores cedidos pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Videira e demonstram a grande evolução dos pacientes no tratamento. Os visitantes também assistiram a uma peça teatral encenada pelos próprios pacientes. "Eles representaram como se sentiam antes de entrar no CAPS, quando eram discriminados,e , como se sentem agora, fazendo parte da sociedade. Foi lindo. Tanto que vamos apresentar novamente", afirmou a coordenadora. 

O evento ainda foi marcado pela apresentação de um vídeo produzido pela equipe videirense do CAPS, contando a história da luta antimanicomial e a apresentação do grupo de violão da Secretaria de Turismo e Cultura. “Acredito que atingimos nosso objetivo de trazer a população para conhecer o CAPS e, assim, ajudar na integração dos pacientes com a sociedade", diz Eloni que ressaltou que antigamente as pessoas com problemas mentais eram trancadas em hospícios. Algumas eram tratadas até com choque, mas hoje, a situação mudou. " Hoje, a ideia é que as pessoas com problemas mentais se integrem à sociedade e que fiquem junto de suas famílias. No CAPS de Videira temos uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, psicólogos , assistentes sociais, técnica de enfermagem, motorista, cozinheira, auxiliar de serviços gerais e vigia, que atuam diariamente para isso".



Fotos: Pedro Schaitel

Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira