Notícias do Novo Tílias News

Água Doce: Família faz campanha para arrecadar meio milhão para tratar filho com doença rara nos EUA

Menino de 8 anos, morador de Água Doce, já passou até agora por quatro cirurgias

A família de um menino de 8 anos de idade está promovendo uma campanha para arrecadar dinheiro para o tratamento de saúde dele que é necessário ser feito no exterior. Guilherme de Matos Silva faz tratamento oncológico há um ano e nove meses de um tumor chamado “tumor desmoplásico retrovesical”. A primeira cirurgia do menino foi realizada em agosto de 2012 em um hospital de Joaçaba, quando foram retirados 10 centímetros entre a bexiga e o reto. Em outro do mesmo ano foi encaminhado ao Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis, onde foram realizados novos exames e constatados dois novos nódulos entre o reto e a bexiga e na parede intramuscular do fígado, sendo feita a segunda cirurgia.

    Após recuperação da cirurgia ele começou o tratamento fazendo sete ciclos de quimioterapia. Mesmo com altas doses de quimioterapia, em junho de 2013 foram diagnosticados mais dois nódulos no mesmo local, sendo necessária a terceira cirurgia dia. Depois disso o menino passou por mais 17 seções de radioterapia. Nesse período se formaram dois nódulos no fígado e na pelve direita, passando pela quarta cirurgia. De acordo com a mãe, Francielli Matos, a resposta dada pelos médicos foi que nada pode ser acrescentado e que não dão esperança de cura. 

    No final de outubro do ano passado o menino tornou a fazer novas seções de quimioterapia e os primeiros contatos começaram para encaminhamento em Porto Alegre/RS no Hospital de Clínicas. Foi dado início às consultas para transplante de medula óssea. No dia 14 de dezembro o menino foi internado. Depois da coleta de medula passou por altas doses de quimioterapia e dia 26 do mesmo mês fez o transplante de medula. Ele recebeu alta no dia 27 de janeiro deste ano. O tratamento inclui viagens quinzenais e depois mensais para acompanhamento médico e exames.

    Durante esse período nenhum diagnostico negativo foi detectado. Continuou com consultas em Florianópolis e Porto Alegre, realizando exames, sendo que no último dia 5 em uma ressonância magnética realizada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, foram detectados mais três lesões por tumor (uma na parede do fígado  medindo 2,8cm x 1,7cm,  outra na parede do rim, medindo 2,1cm x 1,4cm, e na  parede de reto com  2,7cm x 2,2cm). No momento a médica responsável irá analisar o caso e ver a possibilidade de retomar as seções de quimioterapia ou uma nova cirurgia será feita. A mãe pede ajuda para o custeio do tratamento do menino que precisa ser feito agora no exterior.

   “Depois de tanta decepção soube de um hospital famoso por suas pesquisas, estou buscando informações e ajuda é em MD ANDERSON CÂNCER CENTER em Houston, nos Estados Unidos. Um primeiro contato já foi feito com o MD Anderson mas ainda não recebemos um parecer do hospital solicitado”, informa. Para levantar dinheiro a fim de garantir a sobrevivência do filho, a mãe criou o Projeto Guilherme com a venda de camisetas estampadas, rifas, jantares beneficentes, pasteladas, festivais do cachorro-quente, torneio de jogos e exposição de quadros pintados pelo menino.

   Duas contas foram abertas em nome de Guilherme de Matos Silva, uma no Banco do Brasil e outra no Siccob. A mãe reitera que, para dar lisura ao projeto, pode apresentar todos os relatórios médicos, exames e laudos que forem precisos. Ela explica que o tratamento até agora foi realizado no Hospital Infantil Joana de Gusmão. O projeto Guilherme foi baseado no Projeto João Victor idealizado por Elizangela Guesta, mãe que buscava a cura do filho de 7 anos, mas que em março deste ano foi vencido pela doença.

Para doações
Banco do Brasil-Agência: 0207-0 Conta Poupança:10920-7
Banco Sicoob- Agência: 001 Conta Poupança:61.478.848-0


Fonte: Rádio Catarinense