Notícias do Novo Tílias News

Videira: Unoesc e 9ª Gered realizam aula inaugural do Proesde

A Unoesc Videira realizou no sábado (12), a aula inaugural do curso de extensão em Desenvolvimento Regional. A iniciativa é financiada com recursos do Governo do Estado e faz parte do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) e do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Prouni).

O curso gratuito terá duração de dois semestres, com aulas aos sábados. Durante esse período, os participantes ainda receberão uma bolsa de 70% do valor da mensalidade da graduação em que estão matriculados, até o limite de dois salários mínimos. Em todos os campi da Unoesc, foram sorteados 162 acadêmicos residentes em 65 municípios situados desde o Vale do Rio do Peixe até o extremo oeste catarinense. Em Videira, todas as 16 vagas foram ocupadas.

O curso segundo o professor Evaldo Schaffrath, coordenador do projeto, objetiva formar agentes para o desenvolvimento e foi direcionado para estudantes matriculados em cursos específicos para que possam ser preparados para trabalhar na solução de problemas e no desenvolvimento regional, com foco em cada município de abrangência da 9º SDR.

A seleção dos estudantes foi feita por meio de sorteio que ocorreu em três etapas para priorizar a destinação de duas vagas para cada município, a acadêmicos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas. Conforme previa o edital, como não houve inscrições de alunos residentes em alguns dos municípios que compõem a região abrangida pela 9ª Gered, foram selecionados mais de dois estudantes de outras cidades.

O professor Marcelo Zenaro, diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, representou a Unoesc Videira durante a primeira aula, quando ressaltou a importância de uma nova parceria firmada com a SDR, enquanto a professora Rita de Cássia Soares, gerente regional de Educação - 9ª Gered representou a secretaria de Desenvolvimento Regional e, por consequência, o governo do Estado, oportunidade em que valorizou a iniciativa, afirmando que o desenvolvimento regional será o grande beneficiado.

Fonte: Assessoria de Imprensa