Notícias do Novo Tílias News

Vice-prefeito de Herval d’ Oeste busca transferência de armazéns e silos da Conab

Ricardo Nodari se reuniu com Neodi Saretta nesta semana para tratar do assunto. Barracões da Conab podem abrigar Casa da Cultura, Museu e Biblioteca.

O deputado Estadual Neodi Saretta recebeu na segunda-feira (07) com o vice- prefeito de Herval d'Oeste, Ricardo Nodari, para tratar da possível transferência dos armazéns e silos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da área central da cidade para às margens de uma das rodovias que passam pela cidade.

Com a mudança de local, a mobilidade urbana na parte central da cidade seria facilitada. O trânsito pesado de caminhões ficaria restrito às margens da cidade, facilitando o trabalho dos caminhoneiros e também proporcionando mais espaço comercial para o centro da cidade.

Saretta disse em entrevista à Rádio Líder AM de Herval d’ Oeste, que há algum tempo o assunto vem sendo tratado pela administração. “Estou procurando ajudar, possibilitando e facilitando o contato da administração com a presidência da Conab e da possibilidade de haver uma permuta de terreno, já que há interesse da Companhia em estar localizado mais próximo da rodovia”, disse o deputado, salientando que em um futuro breve pode haver a liberação da área. “O município já sinalizou a dificuldade em adquirir o terreno e demonstrou a dificuldade de crescimento e de mobilidade urbana que o local sofre, com a o constante tráfego de caminhões na área central, devido a localizações dos armazéns da Companhia”.

O deputado estadual destacou que está acompanhando e facilitando as tratativas com as lideranças municipais, estaduais e federais.

Projeto

Para o local, a Prefeitura de Herval d’ Oeste tem o objetivo de desenvolver um projeto ousado e amplo de ocupação dos barracões da Conab, a instalação de uma Casa da Cultura, Biblioteca Municipal e um Museu, que foi apresentado em setembro de 2013.

A área abriga três módulos de pavilhões além de um silo. “Além do espaço que será disponibilizado, vamos colaborar com a remodelação do centro da cidade e haverá uma melhora no trânsito devido à retirada do tráfego intenso de caminhões que hoje transitam no local”, disse o vice-prefeito Ricardo Nodari.

Nodari salienta que em contato com deputados e senadores do Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou verbas e emendas para a efetivação do projeto. O vice-prefeito afirma que o projeto terá um alto custo. “Encaminhei no ano passado uma solicitação a senadora Ideli Salvati para a elaboração do projeto e para receba verbas no Ministério da Cultura”, explica, salientando o local abrigará um importante museu, que contará a história da imigração, da Ferrovia e Contestado e ainda um memorial a Emílio Baumgart. A ideia inicial é retirar os escombros do Rio do Peixe e reconstruir a ponte Emílio Baumgart em uma das paredes dos armazéns, segundo Nodari, o município deverá fechar parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Grupo Votorantin.


O vice-prefeito salienta ainda que também está incluída no projeto, uma área de lazer livre e coberta com campo de grama sintética. Outra parte da negociação inclui o silo, próximo ao Supermercado Passarela. “Esta área não serve para a prefeitura, mas pode interessar para empresas privadas. Então também estamos pedindo a liberação deste terreno para que então seja adquirida por uma empresa da região”, conclui.

Fonte: Paula Patussi - Diário do Vale