Notícias do Novo Tílias News

Trezetilienses mantém tradição da colheita de marcela

Dezenas de pessoas saíram cedo na manhã de hoje para uma caminhada até a linha Babemberg, com o objetivo de colher flores de marcela. Além de apanhar a planta, os peregrinos também aproveitaram para ir até a gruta e a capela para fazer penitência.

O tradicional trenzinho de Treze Tílias, de Luiz Boff, levou, por volta das 6 horas da manhã de hoje, dezenas de turistas para o local. Eles efetuaram paradas durante o trajeto para colher marcela com lanternas e velas.

Em Babemberg foram recepcionados com música ao vivo.

As flores da marcela têm um aroma agradável e a infusão destas ou de suas folhas supostamente aliviam dores de cabeça, cólicas e problemas estomacais.

A marcela é um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura e que na região sul costuma florescer no mês de março.

Na cosmética, a marcela também atua como um bom clareador natural para os cabelos de tons castanho claro a louro, ainda que seja bem menos conhecida para essa finalidade que a camomila, a marcela é o principal componente ativo de alguns shampoo para cabelos claros.

A tradição de colheita da marcela acontece na Sexta-Feira Santa, preferencialmente antes do sol nascer, pois acredita-se, que a colheita nesse dia traga mais eficiência ao chá das flores.

Fonte: Rádio Tropical FM