Nesta quarta-feira, 9, essa frente fria avança rapidamente por Santa Catarina, provocando pancadas de chuva com trovoadas e temporais localizados na maioria das regiões, sobretudo na madrugada e manhã. A temperatura permanece
elevada com sensação de ar abafado no período.
O meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, informa que não há risco de enchentes. “Podem ocorrer alagamentos em algumas cidades do Planalto Norte e Litoral Sul, mas não há possibilidade de enchentes”.
Quando há previsão de temporais, a Defesa Civil de Santa Catarina faz o monitoramento e retransmite os avisos meteorológicos da Epagri/Ciram, para os coordenadores regionais e municípios da região que poderá ser afetada. O técnico em meteorologia da Defesa Civil, Carlos Rocha, explica que caso algum município seja atingido, o coordenador é comunicado para ir a campo fazer o levantamento. “Temos em todo o Estado, 18 coordenadores regionais e se algo ocorrer em algum município, o mais próximo se desloca até o local para avaliar a situação e tomar as providências”.
A partir de quinta-feira, 10, o tempo melhora em todo o Estado, com a volta do sol. Entre o fim do sábado e o domingo (dias 12 e 13) há previsão da chegada de uma nova massa de ar frio e seco ao Estado, com declínio de temperatura em todas as regiões e condições de geada nas áreas altas do Planalto Sul entre os dias 13 e 15.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação