Notícias do Novo Tílias News

Secretaria estadual da Assistência Social conscientiza população Catarinense sobre trabalho infantil

Florianópolis - A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) reuniu ontem, os municípios com maior índice de trabalho infantil em Santa Catarina para orientá-los e conscientizá-los sobre o que caracteriza o trabalho infantil e o que pode ser feito para minimizar o problema.

O secretário da SST, Jorge Teixeira, afirmou que o objetivo foi o de orientar os municípios para que encaminhem as crianças e adolescentes para programas de lazer, esporte e educação.

Disse que o trabalho infantil em Santa Catarina é questão cultural e as crianças e adolescentes trabalham em sua maioria ajudando os pais na agricultura familiar durante o período em que não estão na escola.

Ele explicou que esta situação é considerada trabalho infantil e que os pais precisam conscientizar-se e serem instruídos sobre o tema.

No estado, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) lidam com os casos de trabalho infantil. O Estado possui 88 equipamentos em 83 municípios.

Além disso, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) atuam na prevenção.

Outra ação realizada para ajudar os municípios foi a entrega de veículos para realizar a busca ativa, ou seja, procurar as famílias em vulnerabilidade social e incluí-las em serviços e programas dentre os quais o serviço de fortalecimento de vínculos na proteção básica, que ocorre nos CRAS.

O coordenador nacional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Francisco Brito, ressaltou que a característica atual é a informalidade e que o trabalho infantil ocorre em pequenos empreendimentos familiares.

Fonte: Rádio Tropical FM