Notícias do Novo Tílias News

Santa Catarina recebe mais 117 médicos estrangeiros

Mais um grupo de 117 médicos estrangeiros foi recepcionado por técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira, 14. Os profissionais fazem parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e irão atuar nas redes de atenção básica dos municípios de Santa Catarina.

Os médicos serão enviados para mais de 60 municípios catarinenses e para um distrito indígena. O evento está sendo realizado no Ingleses Praia Hotel, no Norte da Ilha, em Florianópolis.

Durante todo o dia, técnicos da SES passarão informações sobre as políticas públicas de saúde, Telessaúde, programas e ações desenvolvidas na Atenção Básica. Na terça-feira, 15, os médicos estrangeiros conhecerão como funciona o Serviço de Regulação do Estado, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Informações Toxicológicas (CIT).

Na quarta-feira, 16, fechando o ciclo de palestras e informações sobre a saúde pública catarinense, os profissionais da SES farão apresentações sobre o Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) e as diretorias de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e Sanitária (DVS).   

Após o final da agenda em Florianópolis, os médicos serão encaminhados para os municípios em que irão atuar. A partir daí, os profissionais, que ganharam tablets do ministério, realizarão um curso online para se aprofundar a respeito da saúde catarinense.

Programação:

Segunda-feira, 14

9h às 10h – Acolhimento

10h às 16h30min – Apresentação das políticas, 
programas e ações de Atenção Bésica e Telessaúde.

Terça-feira, 15

9h às 10h – Apresentação do serviço de Regulação estadual

10h às 11h – Tratamento fora de Domicílio

11h às 12h – Serviços do SAMU e SC Transplantes

14h às 15h – Apresentação do Ministério da Saúde

15h às 16h – Apresentação do Centro de Informações Toxicológicas de SC

Quarta-feira, 16

9h às 10h – laboratório Central de SC (Lacen)

10h às 10h30min – Trabalho da Vigilância Sanitária do Estado

10h30min às 11h – Trabalho da Assistência Farmacêutica

11h às 12h – Atuação da Direção de Vigilância Epidemiológica

13h30min às 14h30min – Apresentação dos médicos aos secretários municipais de Saúde.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde