Notícias do Novo Tílias News

O "Hervalês" vai virar filme

A pesquisa para o projeto iniciou há dois anos, com objetivo de produzir um filme-documentário contando a história do linguajar criado no município.

Concorrendo com outras 141 propostas de filmes, o projeto intitulado "Grinfia" com autoria de Gabi Bresola foi ganhador na categoria vídeo no Prêmio Catarinense de Cinema. O  Prêmio é uma iniciativa do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, que irá investir a quantia de R$ 3 milhões na realização de um projeto de longa-metragem, cinco curtas-metragens e dezoito vídeos, todos de caráter independente, além de seis propostas pesquisa e desenvolvimento de projetos cinematográficos de longa-metragem, nos gêneros ficção e animação.

 "Quero mostrar a minha terrinha e seus personagens. Nossa cultura é muito rica e precisa de mais investimento. Editais como este tornam possível a ideia de produzir filmes, livros, peças entre outros produtos culturais, que além de servirem para formação de público, geram empregos e nos dão visibilidade." declara Gabi Bresola.

            A ideia surgiu depois da adolescência quando tentava adivinhar o que os meninos falavam sobre as meninas. A curiosidade cresceu e com o tempo descobri a história que nunca saiu da cabeça. A pesquisa para o projeto iniciou há dois anos com o objetivo de produzir um filme-documentário contando a história do linguajar criado nos anos 50 nos arredores da estação ferroviária de Herval d'Oeste.  "Trabalhar com arte em Santa Catarina é difícil, com cinema e em Herval d'Oeste mais ainda. Sem muitas opções, me mudei para Floripa, estudei muito e corri atrás, competi com outras pessoas bem mais experientes e profissionais no cinema e acabei ganhando, fiquei surpresa! Para mim, além de ser um reconhecimento do trabalho que desenvolvi até agora é uma realização ter condições, principalmente financeiras, para contar/filmar essa história tão importante e que além de pouco conhecida está sendo esquecida pelos habitantes da cidade." relata Gabi Bresola. Ela assina o contrato nas próximas semanas e depois desta etapa, retoma a pesquisa iniciando as gravações em Herval d'Oeste no segundo semestre deste ano.

            Todos as pessoas que puderem contribuir com imagens, depoimentos e textos sobre o linguajar podem enviar email para: filmegrinfia@gmail.com

Fonte:  Diário do Vale

Foto: Divulgação/Fábio Bruggeman