Dentro da programação de comemoração dos 70 anos de Videira , a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura promoverá neste ano o 1º Festival de Teatro Amador do município, tendo como público alvo escolas e instituições que possuem atividades nas artes cênicas. Assim como o tradicional Festival de Dança, o Festival de Teatro não será competitivo e servirá como uma mostra dos resultados do trabalho realizado em Videira, nesta área. O secretário de Turismo e Cultura, Clemir Schmitt explica que a temática das peças inscritas será os 70 anos de Videira. "O evento está em planejamento desde o mês de novembro do ano passado, quando aconteceu a primeira reunião com representantes de escolas e entidades. No mês de dezembro foram realizadas as inscrições e agora começa a fase de preparação técnica para o evento".
Segundo Schmitt, nos dias 15 e 16 de abril a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura promoverá uma oficina de artes cênicas, especialmente dirigida para professores de artes e de educação física das escolas e instituições inscritas. A intenção da oficina é repassar orientações básicas sobre técnicas de artes cênicas, com o objetivo de preparar estes profissionais para desenvolverem as peças teatrais que serão apresentadas. O conteúdo da oficina, que será ministrado por Luiz Bareta Dambrós do município de Capinzal e envolverá entendimento do produto cênico, jogos cênicos, leitura de textos, confecção de cenários e maquiagem, dentre outros elementos.
Participarão da oficina 27 professores representando 25 instituições e escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Videira. O 1º Festival de Teatro Amador de Videira acontecerá de 22 a 26 de setembro, com entrada franca no CEVI, e, a expectativa é de que envolva aproximadamente 300 pessoas, entre atores, diretores e produtores. O evento está sendo coordenado pela Diretoria de Cultura, através do Núcleo Municipal de Artes Cênicas. "Com a temática em torno dos 70 anos de Videira, teremos no palco representações de vários elementos históricos que dizem respeito aos nossos costumes, nossa cultura e também ao desenvolvimento do nosso município. É um resgate histórico através das artes cênicas", complementa o secretário.
Fonte: Rádio Tropical FM