Notícias do Novo Tílias News

MP constata equipamento abandonado na Ciretran

Elevador automotivo foi adquirido em 2011 
e até agora não está em funcionamento
Depois de receber uma denúncia e ter comprovado de perto as informações, o promotor de justiça da 2ª Promotoria da Comarca de Joaçaba, Jorge Eduardo Hoffmann esteve na semana que passou visitando as dependências da Delegacia Regional de Polícia Civil de Joaçaba (DRP), para comprovar que um elevador automotivo adquirido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de Santa Catarina no ano de 2011 ainda não foi instalado. Antes de tomar qualquer atitude, o promotor enviou ofício ao delegado regional, Ademir Tadeu de Oliveira, de onde recebeu todas as informações necessárias, dentre elas, a de que o equipamento que está desmontado, pertence a SSP atendendo sugestão do Detran/SC.

O delegado confirmou que o elevador automotivo chegou no dia 16 de dezembro de 2011 e que na oportunidade, o condutor do caminhão que trouxe o equipamento não sabia dar informações a respeito da instalação e da operação. Ademir de Oliveira disse que o elevador foi adquirido para ser utilizado no Setor de Vistorias e Perícias da Delegacia Regional, e que por inúmeras vezes solicitou ao diretor do Detran, Vanderlei Olívio Rosso e ao secretário adjunto do órgão, Fernando Rodrigues de Menezes, quanto à verba para a instalação do elevador automotivo, sendo que a resposta era de que a delegacia local teria que arcar com as despesas, algo em torno de R$ 20 mil para colocar o equipamento em funcionamento.

De posse de todos os dados necessários, Jorge Hoffmann instaurou um Procedimento Preparatório (PP), para “apurar abandono de bem público na Delegacia Regional de Joaçaba”. Em seu despacho, o promotor determinou a expedição de ofício ao secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, dando conhecimento do que foi visto por ele na DRP, e solicitando informações quanto às providências que devem ser tomadas para a preservação e utilização do patrimônio público, neste caso o elevador automotivo, “que se encontra inutilizado, apresentando sinais de desgaste e abandono nas dependências do Ciretran de Joaçaba, desde dezembro de 2011”, argumentou o promotor.

Na época, o Governo do Estado através da SSP, adquiriu 25 elevadores automotivos para várias regiões do Estado, ao valor de aproximadamente R$ 8 mil cada. “Espero que a Secretaria de Segurança Pública do Estado tome as devidas providências para resolver esta situação o mais rápido possível, caso contrário, iremos agir judicialmente para fazer com que este equipamento efetivamente seja instalado e venha a atender ao Ciretran de Joaçaba”, concluiu o promotor Jorge Hoffmann.


Fonte: Julnei Bruno - Especial para o Éder Luiz.com