Notícias do Novo Tílias News

Mágica: arte que encanta crianças e adultos

Jovem mágico tangaraense busca destaque nacional. Yuri Pasqual é especialista na mágica close up e já realiza esse trabalho há sete anos.

Fotos: Arquivo Pessoal
A imaginação voa alto, tentando pensar como o mágico conseguiu nos enganar, iludir, distrair tão rápido e não vimos nada. A diversão é garantida sempre, não importa se seja com cartas, moedas ou qualquer objeto. Se você ficou curioso basta ficar alguns minutos com Yuri Pasqual (18), que reside no centro de Tangará, no meio-oeste catarinense.

            O jovem hoje vive da mágica. No mês passado venceu pela terceira vez o concurso de mágica close-up, sendo eleito o melhor de Santa Catarina. Yuri aprendeu os primeiros truques aos seis anos, depois aos sete começou a treinar e estudar mágica. Com apenas 12 anos iniciou as apresentações dele. “Meu pai fazia mágica, mas apenas por diversão. Aprendi muitos truques com meu tio”, explicou Yuri. “Hoje faço vários show no litoral, e viajo com frequência pelas três capitais do sul do país para me apresentar”.

“Tive sorte, a mágica já me legou para shows em São Paulo e Tocantins, por exemplo. É minha profissão”, destacou Yuri.  

            O jovem mágico fazer truques para os amigos na rua mesmo. “Não uso nenhum aparelho para elaborar os truques. É tudo uma questão de velocidade, desvio de atenção do público”, conta o mágico, que teve apoio da família desde cedo.

Agora Yuri, faz parte do grupo de mágicos Caminhos da Ilusão que tentam organizar apresentações pelo país. “Os mágicos são bem desunidos, mas agora estamos tentando nos organizar e ter reconhecimento. Mágica é paixão, não dinheiro. Quero ser apenas um bom ilusionista”, comentou o Yuri. Recentemente o mágico esteve se apresentando nas emissoras de Florianópolis, na RIC Record e Band SC. Quem quiser contratar Yuri Pascal, pode entrar em contato pelo telefone celular número (49) 9111-0772.

O que mágica?

Mágica e ilusionismo é a arte de tornar o irreal em real diante do espectador. Em latim temos dois vocábulos que dão origem a uma definição simples, a prestidigitação: arte de prestidigitador (presti = rápido, digiti = dedos).

O mágico/ilusionista usa de sua habilidade e rapidez com as mãos para transformar e encantar.

Segredos da mágica com o baralho?

Mágicas simples, adivinhando os números.  Material: um baralho retirando-se do maço as cartas dez, valete, dama e rei de todos os nypes. Efeito: o mágico descobre, com a força do seu pensamento, duas cartas escolhidas aleatoriamente pelo espectador. 

Segredo 1 - Peça para o espectador escolher uma carta qualquer e memorizá-la.

2- Peça para ele multiplicar por dois o valor da carta, mentalmente.

3- Somar cinco e depois multiplicar por cinco.

4- Peça para memorizar o resultado da conta.

5 - Agora, peça para escolher a carta e somar o valor dela com o primeiro valor memorizado, ou seja, o resultado da conta.


6- Peça para ele falar o valor total. Desse valor, subtraia 25, com resultado de dois algarismos você descobrirá o valor das duas cartas pensadas. (Exemplo: se o valor total foi 76, menos 25, é igual a 51, a primeira carta escolhida foi o número 5, e a segunda carta escolhida foi o numero 1, ou seja, o Ás.)

Fonte: Giuliano Pedroso - Diário do Vale