Escola de samba afasta rumores que ficaria sem sede
Fonte: Tiago Rafael - Raízes Diário
Carnavalesco Hernane Siqueira anuncia que Espaço Vale se transformará em centro cultural e relata que 40 voluntários já trabalham para a confecção do Carnaval 2014. (Foto: Tiago Rafael) |
Após passar por um período de mudanças, a Vale Samba já trabalha na confecção do Carnaval 2015. A agremiação sai na frente das concorrentes e anuncia que o samba-enredo para o próximo ano abordará a felicidade. Logo após a apuração, o carnavalesco Hernane Siqueira já havia anunciado o tema. Agora, os voluntários da azul e branco atuam para que tudo seja feito de forma antecipada.
Hernane disse que a Vale Samba vai propor para o público presente na avenida XV de Novembro, que cada um descubra o caminho para ter felicidade. “Falar de felicidade não é algo tão cronológico. A gente vai abordar desde seres encantados, que guardam o grande baú da felicidade, além de outras que também trazem esse sentimento, como é o caso do carnaval”.
Espaço vale samba em atividade
Está programada para o mês de maio a volta de todos os projetos sociais desenvolvidos no Espaço Vale, localizado na avenida Rio Branco. No fim do carnaval deste ano foi repassada a informação de que o local não seria mais cedido para a agremiação. Contudo, conforme informou Siqueira, o proprietário do imóvel, Juca Fuganti, autorizou a permanência das atividades. “A Vale Samba não sairá deste local e promoverá uma grande reforma no local. Vamos criar o Centro Cultural Juca Fuganti”.
A azul e branco vai buscar recursos para transformar cada espaço do prédio em atrativos para a comunidade e turistas. “Queremos oferecer várias opções culturais para os joaçabenses e até mesmo montar espaço para venda de produtos da Vale Samba. Queremos fortificar a nossa marca. Articulações políticas já estão em andamento”.
As atividades no barracão localizado na Vila Pedrini também ocorrerão normalmente. Sobre a demolição do local onde são produzidos os carros alegóricos e fantasias, Hernane enfatiza que a questão é delicada. “A Vale continua nos seus lugares. A demolição do nosso barracão é uma questão muito ampla, porque necessitaria mexer também com a creche e com todas as casas em volta. O que tem que ser feito por lá é de ordem administrativa municipal. Acredito que o nosso prefeito esteja vendo com carinho a nossa situação”.
Sentimento de felicidade renovado
Após a Vale Samba ter corrido o risco de não desfilar em 2014, Hernane disse que a agremiação voltou a ter confiança e união entre os membros. “Entre outubro e novembro a gente estava pensando em não desfilar em função dos recursos. Ela ter entrado na avenida já foi uma felicidade. A gente nunca discute o resultado, mas nos preocupamos com a satisfação dos componentes e das pessoas que estão pagando para ver o nosso espetáculo”.
Após o término do Carnaval 2014, a união entre os componentes da escola ficou maior, algo considerado inédito pelos mais antigos da agremiação. “O trabalho de seriedade iniciado pelo ex-presidente Marcos Zanardo continuou. Agora existem muito mais pessoas em volta da escola esperando transparência da nossa instituição. Agora queremos acertar todas as questões administrativas e pensar apenas na montagem do carnaval e no trabalho social”.
Diretoria
O empresário Elanderson Correia assumiu o cargo de presidente da agremiação após o bicampeonato na era Marcos Zanardo. Agora deverá acontecer a formação do conselho e logo após será feita a nomeação do novo presidente. Hernane lembra que cabe a Correia decidir se continua na função. “A administração dele foi muito positiva. Todas as pessoas o adoram. O próximo presidente deve ter uma visão semelhante a dele”.
2015: divisor de águas
O carnavalesco ainda acredita que o ano de 2015 será um divisor de águas no Carnaval de Joaçaba de forma global. “Ou as pessoas acertam o pé administrativo do Carnaval de Joaçaba ou fecham as portas.
Fonte: Tiago Rafael - Raízes Diário