Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Tiro de Guerra será transferido para o bairro Clara Adélia

Mudança de local foi anunciada pelo prefeito Rafael Laske

O município de Joaçaba definiu o local em que será instalado o Tiro de Guerra (TG) de Joaçaba. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo prefeito Rafael Laske após vários meses de negociação. 
O TG ocupará em breve o prédio da antiga escola Dulce Fernandes de Queiroz no bairro Clara Adélia. O trabalho de transferência de alunos da unidade foi realizado no início do ano pela secretaria de Educação, desta forma não prejudicando a comunidade. Segundo o prefeito Rafael Laske o prédio deverá passar por reformas antes de receber os militares. A definição do espaço ocorreu após reunião de representantes da administração com o sargento Gilmar Ern, responsável pelo TG. Uma casa deverá ser alugada em frente ao prédio para a ocupação de Ern. 

   A mudança de endereço se dá depois que prefeitura decidiu usar o espaço para construção de um parque municipal na área do estádio municipal, do ginásio Ivo Silveira e do Tiro de Guerra em Joaçaba. A prefeitura estava com dificuldades para apresentar um espaço adequado e que atendesse as necessidades do TG, que atua com foco na defesa territorial, ações civis e comunitárias. Anteriormente a prefeitura apresentou um local na Cidade Alta, nas imediações do Clube Comercial e depois chegou a cogitar outro local próximo ao CPJ, às margens da BR-282. Contudo, também houve restrição quanto à acessibilidade dos atiradores.

Posto policial

O prefeito Rafael Laske também anunciou o encaminhamento de um projeto de lei à Câmara de Vereadores para doação de um terreno à secretaria de estado da Segurança Pública para construção da sede própria da 10ª Região de Polícia Militar (RPM), atualmente localizado ao lado da sede da secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). O imóvel da Cidade Alta fica abaixo do terminal rodoviário, às margens do acesso Adolfo Zigueli. Laske ressalta que no local há uma faixa de terra que é Área de Preservação Permanente (APP), e outra passível de edificações, que é onde será utilizada. Com o deslocamento do comando da 10ª RPM a intenção é aumentar a segurança na Cidade Alta, uma vez que um posto da Polícia Rodoviária Federal também está sendo construído em frente ao acesso ao aeroporto Santa Terezinha na BR-282 e agora também o próprio Tiro de Guerra no Clara Adélia.


Fonte: Rádio Catarinense