Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Confirmado Centro de Triagem Animal

Recursos na ordem de 400 mil reais estão 
disponíveis para implantação do CETAS, 
que será o segundo de Santa Catarina

Está confirmado que Joaçaba contará com a segunda unidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina. A noticia foi confirmada nesta sexta-feira, durante a inauguração da Trilha Ecológica do Rio Vermelho, que fica no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, em anexo ao único CETAS de Santa Catarina. “Assinamos o convênio com a FATMA no valor de 400 mil reais e agora em parceria com o IBAMA e Policia Ambiental iremos concretizar o projeto que está em sua fase final de elaboração.” Explicou o Prefeito de Joaçaba, Rafael Laske. 

A trilha inaugurada conta com 16 viveiros com mais de 150 animais silvestres de 35 espécies da fauna catarinense, entre eles macacos, jabutis, papagaios e pumas. Esses animais abrigados nos viveiros em torno da trilha vieram do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), gerenciado pela Polícia Militar Ambiental. “É justamente algo similar a esse projeto que temos planos de implantar. Porém será um processo em etapas e a primeira dela é concretizar o projeto. 

O que Centro de Triagem de Animais Silvestres, é todo empreendimento autorizado pelo Ibama, somente de pessoa jurídica, que tem por finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares. Todo animal silvestre que é levado para o Cetas tem sua espécie identificada, é avaliado e, caso necessário, é tratado para ser destinado preferencialmente para programas de soltura. Nos casos em que o animal não tem mais condições de ser solto na natureza, ele poderá ser destinado para zoológicos, mantenedores ou criadouros científicos. 

Sobre a área que receberá o projeto, o Prefeito revela que está se buscando pelos menos três alternativas, “Estamos atuando para liberação da área do antigo IBDF, porém existe prazo para aplicação dos recursos do convênio, por isso precisamos pensar em alternativas, caso até lá essa situação se estenda por mais tempo. O mais importante é que agora o projeto já é fato confirmado e iremos trabalhar para em breve inaugurar mais esse importante investimento em desenvolvimento do meio ambiente de toda a região” finalizou o Prefeito. O CETAS acontecerá em parceria entre Prefeitura, Policia Militar Ambiental e IBAMA.


Fonte: Assessoria de Imprensa