Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Comerciante diz que obra do acesso isolou negócio

De acordo com dono do estabelecimento, dois funcionários já foram dispensados, já que fregueses e fornecedores não possuem alternativas para chegar até o local

Considerada uma das maiores obras já realizada no município de Joaçaba, notoriamente a revitalização do Acesso Adolfo Ziguelli trará inúmeros benefícios para a população. Porém, desde o início dos trabalhos, um comerciante local se diz prejudicado já que seu comércio ficou isolado. De acordo com Valor Francisco Belotto, proprietário de um restaurante no mirante, com a falta de movimento no estabelecimento, dois de seus funcionários já foram dispensados.

Belotto ressalta que muito antes do início das obras, foram feitas reuniões com o prefeito Rafael Laske, que lhe garantiu que meia pista ficaria aberta desde a rua Antônio Nunes Varela, até o mirante permitindo a acesso ao estabelecimento. 

“O prefeito me garantiu que eu não precisava mudar de endereço, porém, já no primeiro dia da revitalização do trecho, foram colocadas barreiras com brita, além de placas que impedem a passagem de veículos”, informou Belotto.

Outra alegação do comerciante é que com as obras, não somente os clientes deixaram de frequentar o local como também fornecedores ficaram impedidos de abastecerem o comércio com mercadorias. 

Uma das alternativas seria deixar liberada a rua Guilherme Zigelli, permitindo o acesso ao estabelecimento localizado a cerca de 10 metros da esquina com essa rua. 

Segundo o comerciante, em outra reunião realizada recentemente com o Secretário Municipal de Gestão Administrativa, Celso Felipe Bordin e o responsável pela empresa que realiza a obra, também foi garantido ao comerciante que meia pista ficaria liberada até o mirante.

A preocupação do comerciante é de que ele tenha que dispensar outra funcionária ou mesmo chegar ao ponto de ter que fechar o estabelecimento. 

Em conversa com o Secretário Municipal de Gestão Administrativa, Celso Felipe Bordin, o Éder Luiz.com ouviu que não houve promessa de que o acesso teria meia pista liberada para os frequentadores do bar. Segundo Bordin, o acesso pela rua Guilherme Zigelli está liberado para quem precisar chegar até o estabelecimento. “Nós temos como liberar o acesso para ao estabelecimento via Guilherme Zigelli, que foi o combinado, mas não temos como liberar o acesso por onde ele quer. Entendemos a angústia do comerciante, por que é o negócio dele, mas temos a certeza de que vale mais a pena interditar e fazer rápido aquele trecho do que ficar liberando, criando dificuldades para a empresa trabalhar e demorar mais do que o previsto”.


Segundo o secretário, existe uma previsão de que em aproximadamente 90 dias o trecho até o mirante possa ser liberado de forma provisória. As obras no Acesso Adolfo Zigelli tem prazo de conclusão de 18 meses e serão investidos aproximadamente R$ 10 milhões para sua completa revitalização.

Fonte: ederluiz.com