O encontro está programado para o dia 15, e reunirá secretários de Agricultura da região para tratar da Criação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária, o Suasa.
Participará do encontro o diretor executivo do Consórcio Multifinalitário de Lages Selênio Sartori. Também estarão presentes representantes da Epagri. O Suasa, regulamentado em 2006, é um sistema unificado e coordenado pela União, com participação dos municípios, estados, através de adesão. Produtos inspecionados por qualquer instância do sistema Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional.
Segundo a coordenadora dos Colegiados da Ammoc, Marize Coletti, a intenção é viabilizar o Suasa por meio do Consórcio Meio Oeste. Esse novo sistema de inspeção sanitária permite a legalização e implementação de novas agroindústrias, o que facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro.
O resultado desse movimento da economia local e o aumento da arrecadação de tributos pelo município, que vem da venda dos produtos industrializados e do aumento da renda das famílias.