O governador Raimundo Colombo recebeu na tarde desta segunda-feira, 14, a visita do embaixador do Cazaquistão, Bakytzhan Ordabayev, para tratar de parcerias econômicas entre os dois governos. O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e de Assuntos Internacionais, Filipe Mello, acompanhou o ato.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação
Ordabayev é embaixador do Cazaquistão para o Brasil, Chile e Argentina. “Temos muito interesse em estar mais presentes na América Latina e, em especial, no Brasil”, afirmou. A economia do Cazaquistão baseia-se essencialmente nas exportações de petróleo. O país também é um forte produtor de carvão e de trigo.
O governador Colombo ressaltou que Santa Catarina também está buscando uma maior presença no cenário global. “Antes, o mercado internacional que buscava o Brasil voltava-se muito para São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, esse interesse se amplia para outros estados e Santa Catarina se destaca pela força da nossa economia e pela nossa qualidade de vida”, destacou.
O governador lembrou que Santa Catarina é o maior produtor de carne suína do país e o único Estado brasileiro que exporta o produto para o Japão; e também o segundo maior produtor de carne de frango. O Cazaquistão é importador de carnes e o embaixador afirmou que, além de comprar o produto, o país tem interesse em intercâmbio de tecnologia para produção no setor.
O embaixador também visitou a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), onde foi discutida a ideia de promover um encontro em Florianópolis com empresários e órgãos do governo catarinense e do Cazaquistão para intercâmbio e apresentação de propostas de negócios.
Cazaquistão
A República do Cazaquistão é um país localizado na Ásia Central, embora também inclua uma pequena região geograficamente dentro da Europa Oriental.
É um dos países que se tornaram independentes com a dissolução da União Soviética. É o nono maior país do mundo em área territorial, com 2,7 milhões de quilômetros quadrados.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação