Notícias do Novo Tílias News

Gersa de Videira organiza a campanha de vacinação contra a Gripe

A campanha de vacinação contra a Influenza A ocorre este ano entre os dias 22 de abril a 9 de maio, sendo que o dia 26 de abril será o dia "D" de mobilização nacional. A expectativa da Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Videira é vacinar 68.303 pessoas nos 18 municípios que atende, abrangendo as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira, Caçador e Curitibanos.

De acordo com o gerente da pasta, Wilmar Comby, esse ano a faixa etária das crianças que receberão a vacina gratuitamente foi ampliada. "Seguindo a uma reivindicação do Estado, a faixa etária das crianças foi ampliada, assim, serão vacinadas as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. Nos anos anteriores eram vacinados somente os menores de dois anos", explicou Comby. O gerente afirmou ainda que está ampliação vai resultar em um acréscimo de mais de 11,6 mil crianças, apenas na Regional de Videira. Também serão imunizados todas as gestantes, pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, além de pacientes portadores de doenças crônicas e população carcerária.

A previsão, é que a partir do dia 14 de abril a Gersa comece a receber as doses da vacina. Em seguida, elas serão distribuídas aos municípios, para que até o dia 22 de abril esteja tudo em ordem para o início da campanha de vacinação. Conforme Comby, os municípios estão criando estratégias para atrair os grupos alvos e ter maior adesão a campanha.

Para o secretário Regional, Evandro Colle, a campanha de vacinação contra a gripe tem sido muito eficiente, pois, além de contribuir para a prevenção da gripe, tem impacto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade e dos gastos com medicamentos para tratar das infecções secundárias. "O objetivo da Secretaria de Saúde do Estado é vacinar 80% do público-alvo, atingindo 1,4 milhão de pessoas em toda Santa Catarina", destacou.

Esta é a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Ela é promovida pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), com o apoio das Gersas e das Secretarias Municipais de Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa