O gasto médio dos catarinenses com o presente do Dia das Mães neste ano deverá ser de R$ 188,55, 24,5% mais do que em 2013. O aumento expressivo do ticket médio por pessoa na pesquisa de intenção de compras para a data chamou a atenção dos dirigentes da Fecomércio e FCDL.
O assessor econômico da Fecomércio, Mauricio Mulinari, destacou que o motivo está no aumento de renda das famílias. Segundo a pesquisa, 41,7% dos entrevistados disseram estar em melhor situação financeira em 2014 que no ano passado.
Sérgio Medeiros, presidente da FCDL-SC, analisou que o endividamento e a inflação podem quebrar, na hora da compra, o otimismo identificado pelo levantamento. Por outro lado, ele percebe que em épocas de desaquecimento econômico, os consumidores concentram os gastos em eventos específicos e emocionais, como o Dia das Mães.
A pesquisa com 2.730 pessoas de sete cidades catarinenses (Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí) apontou ainda que a maioria comprará à vista (69,9%), baseando-se principalmente nas promoções e pesquisas de preços. Segundo Mulinari, os dados são uma prova do aumento da conscientização financeira das famílias catarinenses.
Os presentes mais procurados serão nos segmentos de vestuário (42,3%), perfumes (13%) e calçados (8,1%).
Para chegarem a resultados cada vez mais precisos, a Fecomércio e a FCDL uniram suas pesquisas de vendas em datas comemorativas no Estado. Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio, diz que os empresários vão saber com ainda mais precisão em que produtos devem investir e em que quantidade. Em contrapartida, de acordo com ele, os consumidores poderão encontrar nas lojas os presentes e as facilidades de pagamento que estão procurando.
Fonte: Rádio Videira AM
O assessor econômico da Fecomércio, Mauricio Mulinari, destacou que o motivo está no aumento de renda das famílias. Segundo a pesquisa, 41,7% dos entrevistados disseram estar em melhor situação financeira em 2014 que no ano passado.
Sérgio Medeiros, presidente da FCDL-SC, analisou que o endividamento e a inflação podem quebrar, na hora da compra, o otimismo identificado pelo levantamento. Por outro lado, ele percebe que em épocas de desaquecimento econômico, os consumidores concentram os gastos em eventos específicos e emocionais, como o Dia das Mães.
A pesquisa com 2.730 pessoas de sete cidades catarinenses (Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí) apontou ainda que a maioria comprará à vista (69,9%), baseando-se principalmente nas promoções e pesquisas de preços. Segundo Mulinari, os dados são uma prova do aumento da conscientização financeira das famílias catarinenses.
Os presentes mais procurados serão nos segmentos de vestuário (42,3%), perfumes (13%) e calçados (8,1%).
Para chegarem a resultados cada vez mais precisos, a Fecomércio e a FCDL uniram suas pesquisas de vendas em datas comemorativas no Estado. Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio, diz que os empresários vão saber com ainda mais precisão em que produtos devem investir e em que quantidade. Em contrapartida, de acordo com ele, os consumidores poderão encontrar nas lojas os presentes e as facilidades de pagamento que estão procurando.
Fonte: Rádio Videira AM