Com a participação de técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e gestores da Política de Assistência Social dos municípios
pertencentes a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) está sendo realizado nesta terça-feira (25), até ás 17 horas no auditório da AMARP em Videira, o 1º Seminário Regional dos Centros de Referência de Assistência Social. O evento é uma promoção do Colegiado de Assistência Social da AMARP e da Federação Catarinense de Municípios - FECAM . A solenidade de abertura foi prestigiada pelo secretário Executivo da AMARP Odivar Clóvis Biscaro e pela secretária de Saúde e Ação Social de Videira, Maria Eneida Furlin Dresch.
Segundo a coordenadora do evento, Janice Merigo, assistente social da FECAM a iniciativa tem por finalidade fortalecer a proteção social básica dos municípios que integram as Associações de todo o Estado e qualificar a implantação dos CRAS. Além disso, o seminário também visa possibilitar capacitação aos técnicos que atuam nos CRAS e aos gestores dos municípios da AMARP, apoiando-os na organização da gestão e na execução dos serviços socioassistenciais, contribuindo também para o processo de planejamento das ações para o ano de 2014. No estado são 342 centros em 274 municípios. "Esta é uma oportunidade dos municípios poderem dialogar com os representantes das categorias de assistência social e psicologia". Participaram também do seminário os palestrantes Inea da Silva Arioli do Conselho Regional de Serviço Social e Psicologia e Magali Frantz presidente do Conselho de Serviço Social de Santa Catarina.
A programação está sendo desenvolvida com os seguintes temas: Centro de Referência da Assistência Social: Conceitos, serviços e metodologias: Equipe Técnica do CRAS: funções e atribuições; Diagnóstico da Proteção Social Básica da Região da AMARP; Relato de Experiências Municipais, com espaço para debates.
Evento prossegue nesta quarta-feira (26)
Já nesta quarta-feira ( 26) o encontro é destinado apenas aos secretários de Assistência Social e contadores dos municípios da Associação. Na oportunidade acontecerá uma reunião técnica sobre os recursos federais destinados à Política de Assistência Social e sua devida utilização. A reunião também acontecerá no auditório da AMARP.