Notícias do Novo Tílias News

Unoesc realiza Seminário de Ciência, Tecnologia e Inovação em Joaçaba

Programação compreenderá Mostra 
de Inovação do Vale do Rio do Peixe

Acontece na próxima quarta e quinta-feira, no Auditório Afonso Dresch da Unoesc Joaçaba, o Seminário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do Rio do Peixe. O evento é voltado a 
estudantes e professores de graduação e pós-graduação, como também a empresários e à comunidade em geral. Na quarta-feira (19), ocorrerá uma palestra sobre “Inovação na prática”, em que os proprietários Gilberto Mesquita e João Francisco Frank Gil apresentarão o case da Proeza Automotiva, empresa de Lages que desenvolveu o projeto Pratyko, primeiro carro nacional para cadeirantes. Após apresentação, ocorrerá um debate mediado pelo engenheiro de Produção Mecânica formado pela Unoesc Rafael Patzlaff, que é um dos fundadores e proprietários da Odeme Dental Research, empresa de Luzerna que comercializa produtos odontológicos para mais de 10 estados brasileiros e exporta para países como os Estados Unidos, Espanha e Kuwait, além de auxiliar em pesquisas em mais de 10 países, a maioria deles da América Latina.

   Na quinta-feira (20), ocorrerá uma palestra sobre “Educação Profissional e Tecnológica como instrumento de desenvolvimento regional”. O palestrante da noite será o ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Antônio Diomário de Queiroz, que hoje é diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação no parque de inovação Sapiens Parque S/A, de Florianópolis. Na sequência, ocorrerá uma mesa redonda com o coordenador do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc, professor Dr. Fabio Lazzarotti, que coordenou o projeto de pesquisa cujos resultados culminaram com a criação do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), e com Flávio Luís de Souza Junior, da empresa Valor e Foco Gestão da Inovação, de Florianópolis.

 O evento é realizado pela Unoesc, por meio da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus de Joaçaba, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a Área das Ciências Sociais Aplicadas (ACSA). Tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), do Inovale, da ACIOC, da Incubadora Tecnológica de Luzerna e das empresas Tirol e Valor e Foco Consultoria.


Fonte: Bruna Andrade