Notícias do Novo Tílias News

TST determina que funcionários dos Correios voltem ao trabalho nesta sexta-feira (14)

Após julgamento realizado na tarde de quarta-feira (12), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que os trabalhadores dos Correios, em greve desde o final de janeiro, devem voltar ao trabalho a partir de 0h desta sexta-feira (14), sob pena de multa diária de R$ 20 mil a ser paga pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect). Foi unânime a avaliação dos ministros que a paralisação era abusiva.

Os ministros decidiram ainda, por maioria, o desconto de 15 dias no salário a ser pago em abril dos empregados referentes aos 42 dias de greve, com a compensação dos 27 dias restantes. 

O ministro entendeu que não houve descumprimento pela estatal da cláusula 11 do dissídio coletivo de 2013, que trata da assistência médica, hospitalar e odontológica, com a contratação de uma empresa especializada para a gestão do plano de saúde. A categoria alegava que, a partir da troca da gestora do plano de saúde da empresa para a Postal Saúde, teria ocorrido a perda de benefícios para os funcionários.

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul (Sintect) afirmou que irá realizar uma assembleia na manhã desta quinta-feira para decidir se encerra a paralisação no Estado. O mais provável é que a determinação do TST seja acatada pelos sindicatos que estão em greve.

Fonte: Rádio Transamérica