Projeto para implantação do sistema
está sendo elaborado em Herval d' Oeste.
está sendo elaborado em Herval d' Oeste.
Encontrar vagas de estacionamento é uma tarefa difícil, principalmente no centro da cidade, já que muita gente ocupa a mesma vaga por horas seguidas. Além do aumento
significativo no número de veículos circulando diariamente pelas ruas, segundo levantamento do Departamento de Trânsito, mais de 400 motoristas da cidade vizinha, Joaçaba, aproveitam a proximidade entre as duas e ocupam o estacionamento de Herval d’Oeste, se deslocando, assim, a pé para a cidade vizinha, onde o estacionamento é pago.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Herval d' Oeste, Joceli Andrade, participou na tarde da última sexta-feira (07) de uma reunião com o Ministério Público (MP) para tratar da elaboração de um projeto que visa a implantação do estacionamento rotativo no município. Do encontro participaram também representantes da administração através do Departamento de Trânsito.
Segundo o presidente da CDL, a entidade é parceria na implantação do projeto, mas descarta administrar o serviço, a exemplo do que acontece em Joaçaba. Além do MP, reuniões também ocorreram em Joaçaba e Capinzal, cidades que contam com o serviço de estacionamento pago. Inicialmente será feito um estudo para definição do número de vagas, a destinação e as ruas a serem incluídas. “A diretoria a princípio não tem interesse de gerir o sistema, como acontece nos municípios vizinhos”, ressalta Andrade sobre a possibilidade de a entidade participar de uma licitação para definir a gerenciadora do sistema.
De acordo com o empresário, tanto a CDL quanto a prefeitura querem que o problema da falta de vagas para estacionamento seja resolvido. “Porque hoje está muito ruim para o comércio de Herval d' Oeste”. Ele frisa que a reunião com a promotoria pública faz parte do planejamento para evitar que o processo de implantação seja retificado. “Vamos falar com um empresário de Capinzal, que lá é terceirizado [estacionamento rotativo], quem vai pegar não interessa, a gente quer que funcione a coisa”, finaliza.
O diretor de Trânsito de Herval d' Oeste, Julnei Bruno, destaca que as necessidades para implantação do serviço serão levantadas, inicialmente, pelos funcionários da prefeitura. Ele reitera que, devido ao custo elevado para contratação de uma empresa especializada, seria um dinheiro desperdiçado pelo município. Segundo Julnei, a constatação da real necessidade de Herval d' Oeste contar com sistema de estacionamento rotativo pago foi verificado, principalmente, no ano passado. A área central deverá ser abrangida no começo, posteriormente se estendendo para ruas próximas nos bairros.
As ruas que deverão ganhar a cobertura do estacionamento serão: Santos Dumont, Dorival de Brito, Avenida Beira Rio, partes das ruas Santa Catarina, José Bonifácio, Nilo Peçanha; além das ruas Independência, Nereu Ramos e as travessas.
Reclamações
A falta de vagas de estacionamento vem sendo discutida ao longo dos últimos anos no município de Herval d’ Oeste.
As ruas Dorival de Brito e a Avenida Beira Rio vivaram um estacionamento alternativo para quem não quer pagar pelo estacionamento em Joaçaba. O município de Herval d’Oeste possui 12.138 veículos em sua frota, sendo 3.443 motocicletas e motonetas. O município possui segundo Censo 2010, uma população de 21.239 habitantes. A frota chega a quase 1,7 carro por habitante.
A expectativa da prefeitura é de que o projeto seja finalizado ainda no primeiro semestre de 2014 e que a rotatividade comece a funcionar até o final deste ano.
Fonte: Jornal
Diário
do Vale