Água Doce - Produtores rurais do meio oeste desenvolvem habilidades com 55 cursos gratuitos do SENAR.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar
de Santa Catarina, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, promove neste mês de março, 55 cursos gratuitos na região meio oeste do Estado.
Mais de 880 produtores e trabalhadores serão capacitados com atividades voltadas à profissionalização da família rural, abrangendo treinamentos de formação profissional rural e treinamentos de promoção social.
De acordo com o superintende do Senar, Gilmar Antônio Zanluchi, o objetivo é possibilitar que os produtores e trabalhadores rurais desenvolvam habilidades.
Segundo Zanluchi, a entidade oportuniza conhecimento e atualização em relação às exigências do mercado consumidor, além de gerar perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade.
No município de Água Doce serão realizados os treinamentos de confecção de tapetes, inseminação artificial em bovinos, confecção de peças do vestuário íntimo e gestão ambiental em propriedades rurais. Em Treze Tílias serão ministrados os cursos de artesanato de crochê e tricô e confeitaria.
Em Catanduvas estão previstas as qualificações de plano de negócios da propriedade rural, informática básica, operação e manutenção de roçadeira e doces de leite e iogurte.
Em Joaçaba acontecem as capacitações de confecção de peças do vestuário social, beneficiamento e conservação de pescado, informática básica, artesanato em couro, confecção de tapetes e produção caseira de massas para congelamento.
Em Herval D’Oeste ocorrem os cursos de embutidos e defumados de carne suína, instalação e manutenção de redes elétricas e artesanato de bordado.
Em Pinheiro Preto está previsto o treinamento em conservas de frutas.
Na região do Sindicato Rural de Videira serão realizados os treinamentos de aproveitamento integral de alimentos em Iomerê, de inseminação artificial em suínos em Arroio Trinta e de artesanato com pintura, jardineiro e cortes, assados e empanados de frango em Videira.
Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senarwww.senar.com.br, que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural de seu município.
Fonte: Rádio Tropical FM