Santa Catarina tem mais de 160 mil meninas entre 11 e 13 anos, que começam a ser imunizadas a partir de hoje contra o vírus HPV
Florianópolis - Santa Catarina tem mais de 160 mil meninas entre 11 e 13 anos, que começam a ser imunizadas a partir de hoje contra o vírus HPV (papilomavírus humano), que pode causar o câncer de colo de útero.
No entanto, a meta da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar pelo menos 80% (128 mil) delas até o final de março.
A primeira etapa da vacinação ocorre em postos de saúde e em escolas municipais e estaduais. Nos postos, a vacinação entrou para o calendário e ficará disponível por tempo indeterminado.
Em relação às escolas, cabe às prefeituras agendarem a disponibilização das vacinas e divulgarem as datas aos pais.
O Ministério da Saúde repassou 164 mil doses da vacina ao Estado. As meninas que tomarem a primeira dose ainda nesse mês receberão a segunda em setembro e a terceira apenas em março de 2019.
De acordo com a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Vigilância Epidemiológica (DIVE), Vanessa Vieira Silva, as garotas poderão ser vacinadas sem autorização ou acompanhamento de responsáveis nos postos de saúde.
Os pais que não quiserem autorizar a vacinação nas escolas poderão assinar termo de recusa, que já foi entregue aos responsáveis em palestras de conscientização.
A partir de 2015, meninas a partir dos nove anos também poderão ser vacinadas, no entanto. Vanessa explica que não há comprovação de que a vacina tenha eficácia em mulheres que já entraram em contato com o vírus, por isso a prioridade em imunizar meninas que ainda não tiveram relações sexuais.
Fonte: Rádio Tropical FM