Números oficiais confirmam que
edição deste ano foi a maior de todas
edição deste ano foi a maior de todas
Romaria foi realizada neste domingo, 16, em Joaçaba. (Fotos: Éder Luiz.com) |
A XXIV Romaria Penitencial a Frei Bruno foi realizada neste domingo, 16, em Joaçaba, com um público, segundo os organizadores, ainda maior que o da última edição. Em
2013
aproximadamente 40 mil pessoas participaram, neste ano, segundo dados da Polícia Militar, foram 45 mil pessoas. O momento de fé e orações é movido pela crença no frade franciscano que atuou em Joaçaba e em outras paróquias pelo estado. Frei Bruno Linden, natural da Alemanha, teve uma atuação missionária no Brasil e mesmo em vida já era considerado milagreiro e portador de dons especiais.
A santidade em torno da pessoa de Frei Bruno ganhou forças nos últimos anos com a abertura do processo de beatificação, que está em pleno andamento e com importantes avanços por parte da igreja, que já concedeu a permissão para que continue sem qualquer tipo de intervenção do Vaticano.
Neste domingo era comum ver pessoas descalças fazendo o percurso desde a Catedral Santa Terezinha até o Cemitério Frei Edgar, onde se encontra o jazigo onde está enterrado Frei Bruno, este um ponto de grande concentração dos fiéis. Todos demonstravam sua fé e agradeciam as graças alcançadas. Nem mesmo o forte calor serviu para desanimar os romeiros.
A missa celebrada no cemitério teve como grande novidade o lançamento da biografia oficial de Frei Bruno. A obra foi concebida graças aos relatos de pessoas que conheceram o Frei e que conviveram com ele. O livro também faz parte daquilo que foi recolhido para o processo de beatificação. Graças aos relatos de milagres que continuam acontecendo a obra ainda não é definitiva, e a igreja continua coletando fatos.
“Quero reafirmar o desejo de que as pessoas que tenham uma graça especial, um fato miraculoso, que possam aos poucos fundamentar com comparações e testemunhos esta graça ou milagre e trazer até nós. Isso será importante para que nós possamos, mesmo que não seja colocado no processo de beatificação, utilizar para fazer parte do histórico das graças alcançadas”. Comentou Dom Mário Marquez, Bispo Diocesano.
Diante do crescimento constante da romaria a igreja em Joaçaba já se preocupa com a estrutura que atualmente existe e que abriga os romeiros. A provável beatificação de Frei Bruno e até mesmo o processo em si servem como incentivo para os fiéis aumentaram ano após ano. “O trabalho é bastante intenso, logo, nem sempre conseguimos dar o conforto aos romeiros da forma que eles merecem. Mas quem sabe num futuro teremos uma estrutura melhor para atender a todos”. Disse Dom Mário.
Fonte: ederluiz.com