Unidos foi penalizada por não desfilar com número mínimo de baianas
Fonte: Rádio Catarinense
O Carnaval de Joaçaba encerrou com um resultado histórico. A Aliança e a Unidos do Herval dividiram o título com a Vale Samba ficando em terceiro. A apuração das notas emitidas pela
comissão julgadora do Rio de Janeiro aconteceu no final da tarde desta terça-feira (04) na praça da Catedral onde foi realizado o Carnafolia. Os integrantes das Escolas e simpatizantes lotaram a praça para acompanhar o escrutínio das notas. Foram julgados este ano 8 quesitos: Alegorias, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Fantasias, Evolução, Mestre-Sala e Porta Bandeira e Samba-Enredo. A disputa pelo primeiro lugar entre Aliança e Unidos iniciou logo nos primeiros quesitos e foi mantida até o final aumentando a expectativa do público que vibrava a cada nota cantada. As escolas foram perfeitas, na avaliação dos jurados, no último quesito Samba-Enredo levando 10 e mantendo o empate.
A Unidos do Herval poderia ter superado a Aliança, mas por não ter cumprido uma das obrigatoriedades previstas no regulamento da LIESJHO acabou sendo penalizada. No desfile de sábado a agremiação entrou na avenida com 38 baianas, duas a menos do que prevê o regulamento. Por esta infração ela perdeu dois décimos, que se somados a nota final superaria a Aliança.
Unidos e Aliança somaram 237,6 pontos.
A Vale Samba ficou em 3º com 234,2 pontos.
Veja fotos dos desfiles das campeãs no link:
Assista os discursos emocionados
dos presidentes da Unidos e da Aliança:
Fonte: Rádio Catarinense