Notícias do Novo Tílias News

Reeducandas do Presídio Feminino de Florianópolis iniciam capacitação de bordado manual

Um total de 20 reeducandas  do regime fechado do presídio feminino de Florianópolis estão fazendo aulas de bordado manual. O curso de capacitação, ofertado pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) terá um total de 50 horas/aula.

“Além de receberem um certificado, que irá auxiliar na reinserção no mercado de trabalho, elas poderão colocar em prática o que aprenderam. Isto é muito importante para que se sintam valorizadas”, destaca a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada De Luca.

As aulas iniciaram no dia 11 de março e estão sendo ministradas  três vezes por semana, das 13h30 às 17h50. “Após a conclusão, as detentas estarão aptas a produzir peças que serão utilizadas pelo curso de Moda da Udesc”, ressalta a gerente do  presídio feminino, Bianca Calil Petri Guimarães.

Em cinco de agosto de 2013, sete reeducandas também do regime fechado receberam certificado do curso auxiliar de costura, realizado em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senac). Três delas já trabalham na empresa Malharia Social.

O curso, com carga horária de 160 horas/aula, foi previsto e idealizado pelo projeto Malharia Social, que já desenvolve atividades no presídio feminino há cerca de um ano e meio e é coordenado pelo empresário Filipe Rodrigues da Silveira. Por meio de um convênio assinado com a Secretaria da Justiça, o projeto ainda prevê a realização de cursos profissionalizantes na área de moda.

Fonte: Denise Lacerda - Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania