Notícias do Novo Tílias News

Quatis invadem bairro de Joaçaba e atacam animal doméstico

Espécie silvestre está se multiplicando com facilidade

Uma cadela ficou gravemente ferida após ser atacada por quatis na tarde deste domingo (09) em Joaçaba. O fato ocorreu por volta das 14h30, no quintal de uma residência localizada na rua 
Ângelo Anzolin, bairro Anzolin. Segundo o morador Matheus Nascimento, proprietário do animal, não é a primeira vez que os quantis invadem em bando a casa dele. No momento do ataque, Nascimento não estava em casa. O duelo entre a cadela chamada “Branca” e dois quatis teria sido visto por um vizinho. Ele classifica a situação de tensa. “Já mais de uma vez, e hoje pegaram a minha cadelinha, a Branca”, ressalta. Ele explica que somente ouviu os latidos e “Branca” teria saído de casa. “Segundo o que o vizinho falou, a cadela, de sete anos de idade, teria avançado nos quantis quando eles acabaram mordendo por diversas vezes Branca. “Pelo menos umas três ou quatro vezes por semana esses 'benditos' estão aqui em toda a redondeza”, comenta. Devido aos sérios ferimentos, Branca foi levada a uma clínica veterinária de Joaçaba onde passou por cirurgia. “Mas pelo que a veterinária me falou, só vou pegar ela [Branca] amanhã porque vai ter que ficar em observação e sob medicamentos”. Nascimento salienta que Branca apresenta duas perfurações profundas no tórax, ao lado da pata direita. Ele acredita que, devido à superpopulação e o desequilíbrio ambiental, os quatis estejam procurando áreas urbanas em busca de alimento. Nascimento afirma que pretende procurar a Polícia Militar Ambiental de Herval d' Oeste nesta segunda-feira para pedir auxílio sobre a situação. “Hoje foi meu animal, mas amanhã pode ser uma criança”.

Quatis

Mamífero aparentado do guaxinim, possuindo entretanto um nariz mais comprido e um corpo mais alongado. Com patas que lembram remotamente as dos ursos, muito úteis para escaladas em árvores. A coloração, em geral, é cinzento-amarelada, porém muito variável, havendo indivíduos quase pretos e outros bastante avermelhados, focinho e pés pretos, cauda com 55 centímetros, com sete a oito anéis pretos. Mede, de corpo, setenta centímetros. Vive em bandos de oito a dez indivíduos, é praticamente onívoro e se adapta bem ao cativeiro. São animais diurnos. Há três espécies desse pequeno animal, encontrado desde o Panamá (América Central) até a Argentina. Quatis vivem em grandes bandos formados de fêmeas e machos jovens. O quati alimenta-se de minhocas, insetos e frutas. Aprecia também ovos, legumes e especialmente lagartos. Não gosta de água mas pode nadar bem. Dorme no alto das árvores enrolado como uma bola e não desce antes do amanhecer.






Fonte: Rádio Catarinense