Os pacientes do Centro de Apoio Psicossocial - CAPS de Videira participaram recentemente de duas oficinas artesanais de bordado e de pintura. De acordo com a enfermeira Eloni Maria Frighetto, coordenadora do CAPS videirense, além de aprenderem novas técnicas, o objetivo dos cursos foi ajudar no tratamento e na valorização dos pacientes. Os dois cursos foram oferecidos pelo SPRV
- Sindicato dos Produtores Rurais de Videira, em parceria com o SENAR. "Eles nos procuraram e ofereceram várias opções. Além de terem cedido os professores, também doaram os materiais. Depois da exposição que realizaremos em breve, os pacientes poderão levar os trabalhos para casa. Temos que agradecer a essa parceria, que é fundamental para cuidar da saúde dos nossos pacientes", avaliou a enfermeira, ressaltando que a parceria o SPRV, deverá prosseguir neste ano, para a oferta de novos cursos.
No total as atividades envolveram 32 pacientes, sendo que o curso de bordado contou com 18 pacientes, todas mulheres e o de pintura, com 14 pessoas, teve predominância masculina. Ambos duraram quatro dias. Eloni aponta que os pacientes gostaram tanto do aprendizado que não pararam de fazer as atividades. "Alguns inclusive mencionam, a possibilidade de uma fonte de renda futura com o novo ofício aprendido", diz a coordenadora do CAPS.
A secretária de Saúde, Maria Eneida Furlin Dresch explica que atividades que integrem os pacientes à sociedade são fundamentais para o tratamento de doenças mentais. No ano passado um grupo de pacientes do CAPS Videira também participou do curso Mulheres Mil, promovido pelo IFC Videira e voltado para a área educacional. A iniciativa fez com que as pacientes ficassem motivadas a voltar estudar. "Toda ajuda é bem vinda. Quem quiser trabalhar conjuntamente, seja oferecendo um curso ou trabalhando de forma voluntária, pode entrar em contato com o CAPS pelo telefone 3533-5701".
Fonte: Assessoria de Imprensa