Nilson Thomé morreu aos 64 anos na madrugada deste domingo, 16. Historiador, escritor, professor, jornalista e ex-diretor da UnC, ele lutava contra um câncer há quase um ano e fazia tratamento em Curitiba, onde morreu.
Ele foi velado no memorial São Pedro e sepultado às 17h deste domingo.
No seu perfil no Facebook, uma postagem recente da foto de capa dava a dimensão do que Nilson pensava: uma imagem com a palavra Believe (acreditar). Não deu mais. Nilson Thomé nasceu em Caçador, em outubro de 1949 e era uma das mais respeitadas autoridades em assuntos relacionados com a guerra do Contestado, que aconteceu no meio-oeste de Santa Catarina entre os anos de 1912 a 1916.
Historiador da guerra do Contestado. Arqueólogo. Criador do Museu do Contestado. Sociólogo. Autor de 16 livros. Cidadão Honorário de Fort Wohrt, no Texas. Ex-vereador de Caçador.
Intelectual autodidata, condecorado com a mais importante comenda do governo catarinense, a Medalha Anita Garibaldi, desde 1987, Nilson Thomé exerce o seu ofício mostrando algumas características dos personagens místicos que estuda há mais de 30 anos: perseverança e humildade.
Sobre o Contestado, a estrada de ferro, a exploração da madeira, o desenvolvimento do meio-oeste catarinense, Thomé é reconhecida autoridade.
Nilson Thomé
Era casado com Valdecy Colla Thomé e tinha três filhas: Michelle, Rafaela e Pollianna e três netos: Antonio, Francisco e Bento.
Doutor em Educação (História e Filosofia) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Mestre em Educação (Área de Gestão Institucional) pela UNICAMP e Universidade do Contestado (2001). Especialista em História do Brasil pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (1995) e em Administração Escolar pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2008). Licenciado em História pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - UNICS (1991). Técnico em Magistério (Normalista) pelo Colégio Nossa Senhora Aparecida (1975). Escoteiro fundador do Grupo Escoteiro Pindorama, de Caçador (1960). Serviço Militar no Tiro de Guerra 05-172 de Caçador (1968). Capacitação e aperfeiçoamento em Educação a Distância no Ensino Superior em instituições do Brasil, dos EUA e da Espanha (2007).
Tinha vasta experiência em história, jornalismo, museologia, arqueologia, antropologia e sociologia, projetos e pesquisas, e em administração escolar e universitária. Coordenou o Projeto Contestado para o Governo de Santa Catarina (1985-1987), foi Diretor de Planejamento da Fundação Catarinense de Cultura (1991-1992), Diretor da Indústria, Comércio e Turismo do Município de Caçador (1993-1996). Membro titular do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (1993-1996) e do Conselho Municipal de Cultura de Caçador (2005-2006). Empresário na indústria gráfica e no jornalismo durante 35 anos. Foi fundador da Associação Catarinense dos Jornais do Interior, da Associação Catarinense de Imprensa e da Casa do Jornalista de Santa Catarina (em 1969). Foi Vereador em Caçador. Editou jornais no Vale do Rio do Peixe de 1967 a 1995 em Caçador, Videira, Joaçaba, Concórdia, Curitibanos e em Porto União.
Idealizador, fundador e organizador do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, de Caçador (1974), da Fundação Empresarial e Tecnológica de Caçador - FETEC (1994) e da Fundação de Turismo do Vale do Contestado - Conttur (1995). Participante do movimento que introduziu a Educação Superior em Caçador em 1971, teve vínculo com a Universidade do Contestado desde sua constituição até 2010. Diretor Geral da FEARPE e Diretor Administrativo da Fundação UnC-Caçador por 13 anos. Docente nas áreas de História, Metodologia Científica e da Pesquisa, Antropologia, Sociologia e Geografia. Investiga a história dos Municípios, a História Regional e a Guerra do Contestado desde 1972. Publicou 35 livros e mais de cem outras obras, entre livretes, capítulos em livros, participações em coletâneas e artigos científicos. Desde 2011 trabalhava no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinenses, de Lages (SC) Integrava o Rotary Club de Caçador desde 1973, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, a Academia Petropolitana de Letras, de Petrópolis (RJ) e a Academia Sorocabana de Letras, de Sorocaba (SP). Homenageado como Cidadão Honorário da Cidade de Fort Worth, Texas, EUA (1983).
Em 1986 recebeu a comenda Medalha Anita Garibaldi do Governo do Estado de Santa Catarina. Em 2003, recebeu o Prêmio Destaque em História, da Academia Catarinense de Letras pelo conjunto de obras sobre o Contestado. Homenageado pelos descendentes do aviador Capitão Ricardo João Kirk (2005) pelo resgate da sua história.
Agraciado pela União dos Escoteiros do Brasil/SC com a Medalha de Gratidão Bronze (2005), com a Medalha de Gratidão Prata (2010) e Diploma de Mérito (2008). Recebeu o título de Cidadão Honorário do Município de Fraiburgo (2005), e foi condecorado como O Desbravador pelo Município de Caçador (2007).
Com informações do www.nilsonthome.jor.br
Fonte: emvideira.com.br