O Ministério da Saúde (MS) programou para os dias 25 e 26 deste mês, a Oficina de Boas Práticas na Assistência à Mulher e ao Recém-Nascido, destinado aos hospitais catarinenses que aderiram ao Projeto da Rede Cegonha, o qual busca garantir acesso ao serviço e atendimento de qualidade à saúde da mulher e do bebê. O evento faz parte da agenda direcionada às regiões Sul e Sudeste do Brasil, e será realizado no Hotel Baía Norte, em Florianópolis.
A solenidade de abertura será às 8h30m, com a presença do secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande, um dos principais incentivadores e responsável pela implantação da Rede Cegonha nos hospitais de Santa Catarina. A organização da oficina espera a participação de cerca de 100 pessoas.
Participam também da abertura do evento a coordenadora Nacional da Área Técnica da Saúde para as Mulheres, a médica Esther Vilella, técnicos do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e profissionais responsáveis pela Rede Cegonha no Hospital Regional de São José e da Maternidade Catarina Kuss, de Mafra.
A finalidade da oficina é discutir os processos de implantação e os trabalhos em andamento da Rede Cegonha nos hospitais que aderiram ao projeto e estão colocando em prática as ações de acolhimento à gestante e ao recém-nascido, garantindo atendimento humanizado e de qualidade.
O projeto da Rede Cegonha é do Ministério da Saúde, que repassa anualmente, R$ 28,3 milhões aos hospitais participantes do programa. Em Santa Catarina, 100% dos municípios aderiram à Rede Cegonha.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde